sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Santiago do Cacém - Almograve 2013





Mais um apontamento video do Sérgio Duarte.



Desta vez não o pude acompanhar pelo que me fique roendo de inveja apenas.



Merece uma visualização atenta.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como Colocar uma Vélib' a Subir

Inspirado nas propostas bizarras de Jeremy Clarkson, apresentador da BBC do programa de automóveis mais popular do mundo - Top Gear - lembrei-me de um desafio do género em bicicleta.

Tratou-se de ascender do Vieux Port de Marselha até ao topo do monte onde se situa o santuário de Notre-Dame de la Garde.

Aparentemente nada teria de extraordinário: tratava-se de subir dos 0 aos 162 metros de altitude, pelas ruas da cidade para alguém bastante rodado no pedal não é propriamente um desafio, muito menos um desafio bizarro como os que vemos no Top Gear.

Mas se o mesmo for feito numa bicicleta de tipo Vélib' aí tudo muda de figura. É que pedalar numa máquina urbana com 23 kgs. de peso, apenas com três mudanças, vocacionada para rolar em plano e numa tranquila posição vertical já acrescenta o toque de anormalidade que o torna digno do tal programa da BBC.

Poucos metros após o porto e colocada a 1.ª mudança fiquei, desde logo, impossibilitado de usar qualquer outro tipo de desmultiplicação e todo o percurso (que estimo em cerca de 3 kms.) foi feito à custa de pedalar em pé.

Avançando a golpes de pedal lá fui eu, colina acima, perante alguma incredulidade dos transeuntes e turistas e alguns Allez com que me procuravam estimular.

Não foi nada fácil, até porque, nos metros finais a pendente era forte mas, no final, a vista compensou tudo.

Mais um delta coleccionado.

Record Pessoal da Hora Batido aos 102 anos



in Bikemagazine

O francês Robert Marchand, de 102 anos, baixou seu próprio recorde nesta sexta-feira (31 de janeiro) ao pedalar para baixar o Recorde da Hora na incrível categoria “mais de 100 anos”. Dessa vez, o ciclista centenário percorreu 26,9km. O recorde anterior era 24,2 km, conquistado há dois anos. A UCI confirmou o novo recorde.

A pedalada foi feita no velódromo Saint-Quentin-em-Yvelines, no sudoeste do Paris. Natural de Amiens, no Norte da França, Marchand nasceu em 1911 e marcou seu quarto recorde. O atleta, que mede 1,50m e pesa 50 quilos (medidas que o impediram de se tornar profissional, quando tinha 20 anos), participou de sua primeira prova ciclística aos 86 anos, em 1998.

Em 2011, se transformou no primeiro centenário a percorrer 23,2 quilômetros em 60 minutos. Em 2012, Marchand voltou a estabelecer dois recordes. O primeiro, em Aigle (Suíça), ao elevar para 24,25 os quilômetros percorridos em bicicleta em uma hora, e o segundo, em Lyon, ao pedalar durante 4 horas, 17 minutos e 27 segundos (a uma média de 23 km/h).

“Eu me sinto muito bem”, disse o atleta em entrevista à emissora “BMFTV”, antes de ir para o velódromo. Sua estratégia? “Começar lentamente, aquecer durante umas voltas e acelerar”, explicou. Sua motivação? “Mostrar que, aos 100 anos, as pessoas podem fazer algo mais do que ficar em casa jogando cartas”.

Marchand garante que cumpre uma rotina saudável e que pedala “diariamente, sempre que o tempo permite”. O atleta mora em uma casa de 20 metros quadrados, onde guarda a bicicleta, e vive de sua aposentadoria.

Veja-se o video.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Entrevista da Dep. Carina João Oliveira sobre o Novo C.E.

 Pedagógica entrevista à dep. Carina João, coordenadora do grupo de trabalho de segurança rodoviária, acerca das recentes alterações ao Código da Estrada mormente no que diz respeito ao estatuto da bicicleta na estrada.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aventuras em bicicleta: Agosto de 2013


A aventura para o tórrido mês de agosto de 2013 denominou-se Fuga do Vale 2013 - À conquista das Aldeias de Xisto e foi delineada para ser pedalada em 4 dias com partida e chegada a Mira de Aire. O percurso estabelecido foi Mira de Aire-Sardoal-Figueiró dos Vinhos-Lousã-Mira de Aire.




Participaram João Noiva, Paulo Magalhães e Rui Mendes, todos de mochilas às costas e com bicicletas de suspensão total. As mochilas com um peso médio de 6 kg transportaram os bens essenciais para este tipo de travessia: saco-cama, colchonete, uma muda de roupa de ciclismo e uma para vestir ao fim do dia, artigos de higiene e manutenção pessoal (Halibut ou similar e protetor solar são essenciais), ferramentas e peças de substituição para a bicicleta (cabos de mudança, chaves sextavadas, descravador de corrente, remendos normais e para tubeless, uma dose de líquido anti-furo, um pedaço de câmara de ar, uma câmara de ar, um dropout, um elo de corrente rápido, um par de pastilhas e uma bomba de ar), um calçado leve (tipo Crocs), uma toalha de fibra, carregador de pilhas, uma ficha tripla e finalmente alimentação para repor energia durante as etapas (barras, gel, bebidas isótonicas).
As dormidas tal como em anos anteriores foram, prioritariamente, em instalações de bombeiros, onde apenas pedimos um local para estender a colchonete e um banho (de preferência quente). Nunca marcamos (e ainda bem, mais à frente irão saber porquê) antecipadamente as dormidas, fomos, como se diz em linguagem popular, "à sorte e à morte".

Resumo da aventura pode ser consultado aqui:
(com ligação aos relatos de cada etapa)

domingo, 20 de outubro de 2013

"Preciso do carro para ir às compras"

Em conversa ontem com o "patrão" aqui do blogue, saiu-lhe esta "desculpa". Claro que lhe lembrei de outras soluções, como compras on-line, entregas ao domicílio, etc.

Mas dá-me um gosto especial, sempre que vou ao supermercado, encho um carrinho de compras, e depois despejo tudo nos alforges da Xtracycle...

 

 

Temos a sociedade tão formatada para as conveniencias do automóvel, está tudo tão facilitado para que o mesmo seja "a melhor opção", que mesmo quem está ciente das vantagens da bicicleta, encontra por vezes obstáculos que nem sempre lá estão... ;-)

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

FPCUB - 26 ANOS EM PROL DO AMBIENTE E DA BICICLETA


 Mensagem enviada por Manfred Neun, Presidente da European Cyclists' Federation (ECF) por ocasião do 26º Aniversário da FPCUB.

“Tenho o prazer de felicitar a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) pelo seu 26 º aniversário. É um marco impressionante e decisivamente motivo para celebração!

Desde a criação da FPCUB, no Outono de 1987, as condições para os utilizadores de bicicletas em Portugal melhoraram extraordinariamente e o trabalho da FPCUB na promoção do uso da bicicleta como forma de lazer e turismo e para a mobilidade quotidiana tem contribuído de forma importante para esta tendência positiva na Europa. Exemplo disso tem sido a promoção da protecção ambiental através do uso das bicicletas como forma de mobilidade sustentável que continua a dar frutos e a ser reconhecido a nível internacional.

Ao longo dos anos, a FPCUB desenvolveu e participou em vários projectos que abrangem uma multiplicidade de actividades. Através desses projectos, não só incentivou e motivou milhares de pessoas darem uma oportunidade à bicicleta como também conseguiram destacar os benefícios ambientais quando utilizada. Neste âmbito, destaco ainda eventos como a «Lisboa Antiga de Bicicleta», que permitiu aos participantes descobrirem Lisboa de uma forma saudável e ambientalmente amigável; e que, de igual modo, também ajudou a aumentar a consciência sobre a liberdade da mobilidade. Além disso, a participação da FPCUB em actividades pan-europeias, como a Semana da Mobilidade e o Dia sem Carros, demonstrou a sua vontade de incorporar novas ideias e cooperar com outros parceiros, tanto em Portugal como em toda a Europa, para atingir benefícios tangíveis.

Desde que a FPCUB se associou à European Cyclist’ Federation (ECF), em 1990, temos tido conhecimento dos seus contactos a nível nacional e do seu trabalho com diversos ministros portugueses, bem como com os grupos parlamentares e com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Além disso, sabemos que a FPCUB tem prestado um apoio vital ao Governo português nos esforços para incentivar os jovens a levarem uma vida mais activa.

Também é preciso salientar que estamos muito gratos por a FPCUB se ter aplicado com sucesso para se tornar na entidade coordenadora em Portugal do EuroVelo e tem contribuído para o desenvolvimento da rede europeia de ciclovias. Estamos, por isso, ansiosos para continuar a cooperação com a FPCUB nos próximos anos.

Aqui estamos para os próximos 26 anos!

Manfred Neun
Presidente da European Cyclists' Federation (ECF)”

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

"CONGRATULAÇÕES" RUI


"Portugal’s Rui Costa claimed a stunning victory in the 2013 UCI Road World Championships Elite Mens Road Race - his country’s first ever in that category - outpowering Joaquim Rodriguez of Spain in a two rider duel. Alejandro Valverde, also of Spain, then beat Italian Vincenzo Nibali for bronze." (in site UCI )

Rui Costa demonstra ser, de facto, um grande campeão ao alcançar um feito inédito para o ciclismo nacional: Campeão do Mundo de Estrada...

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Alma Lisboa - pedalar (e andar a pé) na Ponte 25 de Abril

Talvez ainda não conheçam esta iniciativa, mas vale a pena espreitar o site.



Há muito que acredito nesta ideia, e sempre que se fala na mesma, há quem se ria, há quem diga que é impossível ou que não faz sentido, e há quem diga que seria fantástico.

Para que haja cada vez mais gente a dizer que acredita nesta ideia, lembrei-me de contribuir mais um pouco comparando (mais uma vez) o caso de Lisboa com São Francisco. Começando pelo vento - muitos dizem que faz muito vento lá em cima, e que por isso é incompatível. Os seguintes gráficos mostram que em São Francisco faz muito mais vento (e bem mais frio, já agora), e isso não impede que se circule a pé e de bicicleta na Golden Gate:

Lisboa:

São Francisco:



Outro dos argumentos, é o de que a Golden Gate foi prevista para esta utilização logo na sua construção. É verdade. Mas a Bay Bridge (estruturalmente semelhante à 25 de Abril) não foi, e isso não impediu a S.Francisco Bike Coalition de lutar arduamente para que tal fosse possível... e não é que conseguiram?

images courtesy of Donald MacDonald Architects

Terá custos certamente... há várias soluções possíveis, umas mais caras do que outras... mas não tenho dúvida que o investimento terá retorno garantido, não só para a mobilidade, mas acima de tudo para o turismo.

TUBE


Já é possível levar a bicicleta no Metropolitano de Lisboa sem restrições de horário.

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações anunciou esta medida durante a cerimónia de entrega do Prémio Nacional da Mobilidade e Bicicleta 2013.

As bicicletas passam assim a poder ser transportadas no Metro “no máximo de duas bicicletas por carruagem, desde que não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros nem seja perturbado o normal funcionamento do sistema“, segundo o Metro de Lisboa.

A partir de 2014 será também possível levar a bicicleta nos comboios de longo-curso da CP (Intercidades). As carruagens-bar já estão a ser modificadas para o efeito.

Texto de http://www.fpcub.pt/2013/09/leve-a-bicicleta-no-metro-de-lisboa-a-qualquer-hora

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

RESPECT


Quem pedala sabe bem a importância da distância lateral que deve ser guardada entre o automóvel que ultrapassa e a bicicleta que é ultrapassada.

Este é um princípio básico de prudência e de urbanidade a ser conservado em nome de uma melhor convivência na via pública à medida que cada vez mais utilizadores de bicicletas circulam nas ruas e estradas de Portugal.

O novo Código da Estrada reflecte isso mesmo no seu Artigo 18.º –  Distância entre veículos, § 3, ao referir que "o condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 metros, para evitar acidentes." 

A FPCUB produziu este sugestivo sticker onde apela a isso mesmo e que, entre outras utilizações pode ser mesmo colocado no vidro traseiro de um automóvel.

Respeite a vida, respeite o ciclista...

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

YO NON CREO EN GURUS...


Conheci o José Manuel Caetano no ano de 2000 num debate promovido na Assembleia da República pelos “Verdes” a propósito de uma proposta de criação de uma “Rede Nacional de Ciclovias”.

Estava longe de pensar, por um lado, que iria dois anos mais tarde tornar-me deputado daquela casa e, por outro lado, que trilharia um caminho em conjunto com o José Manuel Caetano na FPCUB em prol da promoção do ambiente e da mobilidade ciclável em Portugal.

Convenhamos: José Manuel Caetano é uma pessoa sui generis e é necessário conhece-lo bem para se entender todas as subtilezas do seu carácter para além do seu apurado e cáustico sentido de humor.

É que, debaixo de uma aparência algo anarquista e até desorganizada, esconde-se alguém bastante eficaz na ação, que tem as ideias bem definidas e que tem feito um trabalho ímpar em Portugal na defesa do ambiente e da mobilidade suave.

É claro que José Manuel Caetano não é o único. Sobretudo nos dias que correm cada vez mais gente segue os seus passos. Mas, acima de tudo foi importante que tenha tido razão antes do tempo e, tal factor, em conjunto com uma teimosia proverbial, foram responsáveis pela alteração do paradigma da bicicleta em Portugal.

O “lobbying” permanente em prol da causa velocipédica e do ambiente foram grandemente responsáveis pela tomada de consciência social em torno da mobilidade ciclável.

Mas certamente que, quer o ambiente, quer a bicicleta em Portugal muito lhe devem a si a e à Federação que criou e que ainda dirige.

Muito esperamos ainda de José Manuel Caetano até porque muito ainda falta fazer em Portugal em nome da causa velocipédica.

POWERADE ION4 MADRID-LISBOA



Este afigura-se como o evento do ano...

Mais informações no website da prova.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ROAD BIKE


Admito que sou um incondicional do BTT.

No entanto possuo uma máquina de estrada há anos e que, por falta de uso, ameaçava tornar-se numa peça de museu.

Resolvido a alterar esse estado de coisas comprei um par de pneus de reputada marca gaulesa e comecei pelo mais difícil - uma subida da Covilhã à Torre e regresso - ainda no decorrer do mês de Junho.

Seguiu-se, mais recentemente, uma incursão por pelas praias saloias e uma ascensão a Montejunto com calor, altimetria e quilometragem intensos.

A roda fina é outro mundo, nem melhor, nem pior apenas diferente mas a exigir um maior empenho no pedal. É que, ao contrário da BTT, por vezes faltam as mudanças...

quinta-feira, 25 de julho de 2013

EPPUR SI MUOVE

Finalmente. Orgulho-me de ter contribuído modestamente, enquanto dirigente da FPCUB e deputado para o resultado final!

O blogue Bicla no Porto  faz uma análise completa das alterações introduzidas e que vêm ajudar a mobilidade suave em geral e os ciclistas em particular.

terça-feira, 23 de julho de 2013

FÁTIMA 13


Pela 13.ª vez Lisboa - Fátima, desta vez em companhia da Mané. Interessante registar a forma como tem evoluído no pedal atendendo ao facto de contactar recentemente com o BTT.

Foi a primeira vez que completei em dois dias de Lisboa a Santarém e daí a Fátima.

Uma fórmula diferente mais tranquila mas, ainda assim com o percurso a revelar toda a sua dureza.


FAITH MOVES MOUNTAINS

quinta-feira, 4 de abril de 2013

La Ruta Pirinexus


La ruta Pirinexus propone 353 kilómetros de recorrido para los amantes de las bicicletas o el senderismo, combinando el ejercicio físico al aire libre en entornos agradables. Atraviesa un total de 53 poblaciones y 8 comarcas distintas, y combina trazados de vías verdes con otras rutas como caminos rurales o carreteras con baja densidad de tránsito.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

RESOLUÇÃO DA AR RECOMENDA ALARGAMENTO DE TRANSPORTE DE BICICLETAS AOS INTERCIDADES



Resolução da Assembleia da República n.º 43/2013

Recomenda ao Governo a criação de condições para o transporte de bicicletas na CP — Comboios de Portugal, E. P. E. (CP, E. P. E.)

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que assegure junto da CP, E. P. E.:

1 — A continuação dos esforços de alargamento do transporte de bicicletas aos comboios Intercidades e, se tecnicamente possível, também ao Alfa Pendular, tornando esse transporte uma realidade nos próximos meses.

2 — A avaliação de estender essas facilidades ao transporte ferroviário internacional.

3 — A criação de boas condições para o seu transporte dentro das composições e no acesso aos cais de embarque.

4 — A possibilidade de garantir previamente o transporte de bicicleta através da emissão de título próprio associado ao bilhete do passageiro, ou por outro modo de efeito idêntico, permitindo a programação individual confirmada desse transporte, e a divulgação da prévia disponibilidade de transporte existente para cada comboio.

Aprovada em 8 de março de 2013.

A Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção A. Esteves

(in .Diário da República, 1.ª série — N.º 65 — 3 de abril de 2013)