terça-feira, 6 de outubro de 2020

A "NOVA NORMALIDADE" VELOCIPÉDICA

 


A situação pandémica afetou também a programação dos meus passeios de bicicleta, mormente aquele que seria a grande incursão de Verão, o Caminho da Costa até Santiago de Compostela.

Comprometeu não só a preparação como, igualmente, a incursão em si mesmo que foi suspensa por força das circunstâncias. Do mesmo modo, com as passagens pelo ginásio a pertenceram ao passado, a forma, outrora orgulhosamente acima da média decaiu inevitavelmente e, salvo algumas incursões furtivas, em pleno confinamento, pela Serra da Arrábida, o sedentarismo assentou arraiais.

Sem embargo o plano de retoma aí está. Como nestas coisas a prudência e a gradualidade são as melhores conselheiras então percorrer retas enormes são o mais ajustado antes de nos aventurarmos nas ascensões mais ou menos míticas.

A ligação em bicicleta entre Lisboa e Setúbal (os espaços onde me movo habitualmente) aproveitando, após a travessia fluvial, a novíssima ecopista do ramal que une o Montijo ao Pinhal Novo e daí até à cidade do Sado, tem sido o espaço de eleição.

Como é basicamente uma reta com 11 kms. ela funciona como uma espécie de pista de contrarrelógio, mesmo que efetuada em máquina BTT e com pneu gordo. É um gosto percorrê-la daquele modo, bem ao lado das EN 5 e 252, a bom ritmo.

Após o Pinhal Novo, o estradão de tout venant que segue do lado nascente da linha férrea até perto da estação de Palmela percorre-se também num ritmo elevado e a ligação Aires a Setúbal a restar para anteceder uma entrada gloriosa na cidade através da ciclovia e rolar pela Várzea até ao Bonfim.

Quanto ao ímpeto sedentário ficou esquecido e a dinâmica reinstalou-se, thank God.

Sem comentários: