domingo, 18 de setembro de 2016

Cruzando a Serra Algarvia pela N2



"A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul e é a estrada de maior extensão do país, tendo o seu início em Chaves (Km 0) e terminando ao Km 738,5 em Faro (originalmente teria um total de 739,260 Km, terminando na baixa da cidade), passando por onze distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), sete províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alentejo e Algarve), 4 serras, 11 rios e 29 concelhos." (in W.)

Não consegui efetuar a totalidade do traçado tal como os meus colegas Carlos Silva e Abel Batista (entre muitos outros que se lhe juntaram). Tive pena até porque fui também um dos mentores do projeto

Ainda assim fiz simbolicamente a última etapa (145 kms. entre Ferreira do Alentejo e Faro). De resto e para mim o lado mítico da N2 é mesmo a travessia da serra do Caldeirão que sempre sonhei cruzar de bicicleta e esse foi realizado mesmo que o mercúrio entre Almodôvar e o Ameixial tenha alcançado uns sufocantes 46º C.

No final 144 kms. e 1980 m. de altimetria feitos com desenvoltura. De referir que a N2 não é a estrada mais agradável de pedalar em virtude do seu desenho: uma faixa, duas vias (uma em cada sentido) e sem berma.

Sem comentários: