domingo, 18 de setembro de 2016

Peña de Francia conquistada


Photos by Carlos Gonçalves & Rui Sousa

Assim vale a pena o ciclismo de estrada.

É verdade que eu sou daqueles que acha o BTT superior à "estrada". Não pelo ato de pedalar onde a roda fina é imbatível mas na versatilidade do todo-terreno e o facto de permitir chegar a locais únicos conferem-lhe aquela sensação de exclusividade que me encanta.

Acresce a isto o facto de muitas estradas quer pelo seu desenho, quer pela sua densidade automóvel, serem locais potencialmente perigosos para um frágil ciclista. Na zona de Lisboa esta é a regra e eu raramente me atrevo.

Porém fazer um circuito pela Sierra de Francia (CyL), com estradas desertas e um cenário natural único para mais com um dia luminoso e talhado para o ciclismo é uma atividade muito gratificante mesmo perante os duríssimos 2700 metros de altimetria para 100 km de extensão. Uma palavra para os raríssimos condutores espanhóis que nos ultrapassaram: verdadeiramente impecáveis na distância lateral de segurança.

Melhor mesmo só a companhia que foi fantástica. Raras vezes tudo se conjuga desta forma para concorrer para uma elevada (literalmente) satisfação. O Rui Sousa lançou o mote e mais sete criaturas responderam. Tudo se poderá resumir numa palavra: inesquecível.



Sem comentários: