terça-feira, 11 de dezembro de 2001

Tripla jornada nortenha - JANELA INDISCRETA

TRIPLA DUREZAForam, nada mais, nada menos do que 3 dias pelas terras da República GalaicoDuriense e, o único elemento comum todos eles foi, para além do meucompanheiro de viagem, Rui Sousa, o Patu Bravu que tive de "aturar" emtriplicado. Foi, como podeis calcular, duríssimo :-)*********** DIA 1 OPORTO ***********DE MANHà COMEÇA O DIAÀs 07:00 junto ao estádio da Luz e às 10:20 junto ao das Antas numa viagemtranquila em velocidade de cruzeiro absolutamente legal já que a adrenalinafica guardada para o trilho, largo o RS no trabalho (não são maravilhosas asTIC, o rapaz tanto trabalha em Lisboa como em Oporto :-) e dirijo-me para asterras do Vieira de Carvalho, ao retomar a VCI recebo um telefonemaenigmático de "alguém" a querer falar com um "ex-presidente", desde aí,nunca mais tive sossego até retomar a A7 em Guimarães no domingo rumo aosul. Vocês sabem de quem estou a falar! :-)MECÂNICA FINA E ACESSÓRIOS VELOCIPÉDICOSRumo em direcção à MaiaCycles atrás do "Rapaz do Samurai" e começa aadrenalina, traços contínuos na Via Norte dos quais fico sem saber o seusignificado e utilidade. " Em Roma sê Romano" e faz como ele faz. Ponho oLaguna a comportar-se mal e rapidamente chegamos à loja. Primeirasimpressões: espaço arejado, com muito local de estacionamento, stockabundante e omnipresente: até na retrete há capacetes! :-)DO ALUMÍNIO AO TITÂNIOA típica Scott do RS começa a sua metamorfose em "Titanol MaiaCycles",lentamente. Com a precisão de um cirurgião o crank direito é sacado àmartelada :-). Pouco a pouco ganha forma um novo/velho veículo velocipédico.O CLUBE DO PATO BRAVOÉ incrível aquela loja chegam criaturas de todas as espécies: ele é alemãesgigantes com sotaques cinematográficos ;-), cães, gatos, variadíssimos tiposde ciclistas amadores e profissionais e até a simpática namorada do dono doestamine :-). Ao fim do dia ainda seria melhor - a fina flor do ciclismoportuense. Boinga, o Eterno; o "meu amigo" Nito, Ricki, o rapaz da bicicletaencarnada, etc. só visto que contado não se acredita. Pelo meio os fumadoresdo pre-clube dos "Suzuki Samurai" que vai ganhando consistência :-)SONORIDADETodinha do Patu Bravu, os outros quase que não se ouvem... Ele é "mouros"para aqui, "Joãos" para ali, "amigo" para acolá, telemóvel sempre emriste... Cliente "insultado" é cliente satisfeito e que volta sempre paragastar algum. Esta fórmula nunca é verdadeira no comércio tradicional mas aexcepção chama-se MaiaCycles :-))ORLANDITO AUSENTEA minha esperança chamava-se Orlando Vogado. É o único que consegue manter oPatu em respeito. Devolve as "bocas" todas com juros e mantêm-no mais oumenos silencioso. Desgraça: ele não vem neste fim de semana, como vousobreviver? A vida é dura! Nunca mais te vou perdoar Orlando, deixaste-meentregue às feras :-)).ESTÁGIO EM FAMALICÃOInstalo-me no burgo situado a meio caminho entre Oporto e Braga e ataco as"francesinhas" da Forever. Logo aí o ambiente de confrontação: um papelindicava de um dos lados da mesa "HT" e do outro "FS". De referir que oMário Cunha se sentou do lado HT e o PIR do lado das FS. Terá isto algumsignificado? O futuro o dirá!*********** DIA 2 - FAMALICÃO ***********CONCENTRAÇÃO E SUSTOA concentração foi efectuada junto ao Paços do Concelho e lá estavam todosos que responderam à convocatória. O Patu nunca mais chegava e o passeio quenão se iniciava. Depois o susto monumental: o "morcão" surge montado numa FS:-)) Pensei logo: "estamos lixados (com "F" maiúsculo :-), vou ter que penarmais o RS para ver se não somos esmagados. Depois olhei para o lado e vi oQuim Teixeira com a Wheeler titanol do Patu e vi que era "acção psicológica"consubstanciada em permuta inicial de bicicletas e era eu a ficar aliviado ea "armada famalicense" seriamente preocupada. Pior ainda haveriam de ficarquando, no desenrolar da incursão, levaram com o pelotão hardcore HT: paraalém do Patu, as duas Cnnndl azuis que pareciam voar, a Zaskar do JorgeSilva, a Giant da Bete Vilas Boas, o RS do alto da sua titanol (ele agora jánão passa cartucho a ninguém :-) "moi même" além de outros! Foi a Matançados Inocentes :-)). O lojista de Famalicão a esta hora já não deve aceitarmais retomas de molas :-))"CONTABOLTINHAS" INOPEsqueci-me da fita peitoral e não pude usar o MFC... Pânico de início,conformação posterior e adequação final. Sempre eram 2 dias a pedalarnaquelas "colinazitas galegas" :-) e havia que racionalizar o esforço. Foi à"antiga portuguesa" cerrando os dentes e pedalando por intuição... Derealçar que vi muita gente de MFC o que é um bom sinal. Os mouros têm decomeçar a utilizá-lo com mais frequência (perceberam a piada: "frequência:-) são de grande utilidade...SAUDAÇÃO ESPECIALÀs meninas mais rápidas da V@: a Marta Vieira e a Bete Vilas Boas (ambas deHT) que não quiseram deixar de estar presentes :-) embora só até ao almoço:-(Pedalar assim dá outro gosto, escutam-se menos pragas, todos se comportammelhor e a estética grupal sai amplamente beneficiada! Tudo se torna aindamais belo...NAVID A JACTODe repente vejo surgir um individuo de fato de treino cinzento, ténis depasseio e bicicleta prateada. Tudo vagamente familiar. Era o Navid que tinhaarrancado às 06:00, efectuou o duro passeio, rebolou na descida e aindavoltou a Cascais na mesma noite: é obra. O tipo tem espírito, faz-se umciclista a sério. O nosso compromisso é de o por afinadinho: 1.º concelho -roupa de ciclista que o hábito, aqui, quase que faz o monge (peças dealgodão são "proibidas" neste desporto) 2.º concelho - um novo quadro (HTbem entendido) já que este é a alma da bicicleta; 3.º concelho - aparece evais ver que não te arrependerás! Tem já algumas vantagem perante outros queprocuram aprofundar a arte: ele já é um desportista, tem espírito desacrifício, tem peso baixo. Os ingredientes estão lá é necessário apenasmistura-los nas proporções correctas!O PORQUÊ DAS FSFiquei sem saber, sinceramente, porque é que para andar na zona de Famalicãoé necessário ter uma FS. Só se for para não destoar do resto do grupo :-)) Aesta hora é o PIR que se está a rir dos demais. Algumas, pelo sim, pelo nãojá foram tiradas do fundo da garagem e rolaram montanha acima neste sábadopassado, outras virão! :-)EU GOSTO É DISTO!FSM pois então mais o seu fiel GPS! Nos dois dias, sem pestanejar. Ele é oFS ("M" :-) mais HT que conheço, bem hajas! De resto é o único que põeaquele tipo de máquina a rolar verdadeiramente rápido pelo capital de saberde experiência feito.A HORA DA VERDADE OU O PRÉMIO PIROTECNIA 2001Foi aquela subida ao delta do cruzeiro após a descida que sucedeu à pedreiradas britas. Um dos Sampaios tomou a dianteira. Atacou forte e surpreendeu, éverdade, só o Patu esteve em condições de responder ao ataque e superou-oembora com alguma dificuldade inicial. O problema é que a subida era, paraalém de dura, muito prolongada e se o 1.º 1/3 foi do Sampaio em virtude doataque, no resto do tempo eclipsou-se e fui por ali acima com o Jorge Silvaatrás de mim. Quando cheguei e aguardei pelos restantes é que verifiquei adimensão do massacre: "rabo e orelhas" para as HT. Prémio pirotecnia para o"brother" Sampaio qual foguete que subiu e estoirou :-))) Em boa verdade sediga que os rapazes até têm condições, o hardware é que, definitivamente,não ajuda :-DSUPERORGANIZAÇÃOA Armada Famalicense pode até ficar-se nas subidas já que, contra factos nãohá argumentos (já sei: só treinam duas horitas ao domingo e nós é treinobidiário e Viagra :-) mas nunca coisa eles são insuperáveis: hospitalidade eorganização - está-lhes na massa do sangue. Já o tínhamos sentido no Xures,tornámos a constatá-lo em Famalicão! Aquele "almocinho informal" foi a provacabal disso. Agora já só falta terem HT's para que tudo seja perfeito :-))Gostamos de nos sentir bem recebidos e eles fazem-no com prazer - Bem hajampor isso!ANIQUILAÇÃO TOTAL IICom os mesmo protagonistas mas com dois pelotões: fartámo-nos de esperarpelos "molinhas" no resto do percurso, já enjoava, o que vale é que o Patuestava inspirado e sempre nos animávamos um pouco enquanto esperávamos. Otroço final de asfalto então foi eloquente :-))OS PATUS TAMBÉM SE RESGUARDAMA "criatura" da Maia :-) garantiu que iria ao jantar mas foi-se resguardarpara casa e deve ter-se deitado ainda antes das 21:00, o dia seguinte iriaser ainda mais duro e ainda poderia ter de engolir umas piadas dos "mauros",havia que jogar pelo seguro :-))*********** DIA 3 - VIMARANES (GUIMARÃES) ***********VIMARANES BY NIGHTFicámos (eu o RS) estupendamente instalados no local da partida (Semináriodo Verbo Divino em Vimaranes). O Paulo Oliveira (atleta do CBTTCPR eorganizador do passeio) foi nosso anfitrião e conduziu-nos pelo classificadoCentro Histórico da cidade berço em busca de um café (estava tudo apinhadoem virtude do empeno do FCP nessa noite naquela localidade :-)...1.º CHEFE DE ESTADOA famosa Estátua do dito cujo está como todos sabeis frente ao castelo deVimaranes. Fui tomar o pequeno almoço aí e parei para prestar homenagem. Derepente sinto o tal diabinho a segredar-me: "se esse morcão não se temchateado com a mãe a esta hora tinhas o dobro do vencimento e não pagavasnada nas autoestradas". Ainda assim prevaleceu o genuíno sentimentopatriótico :-))ESTRANHA AUSÊNCIA DA "ARMADA"A mais eloquente prova do empeno definitivo das FS foi a total ausência daRota do Rally que teve lugar no domingo no triângulo Vimaranes-Fafe-Rossas.Nem um para contar como foi (à excepção do FSM e do Jorge "Masoquista"Rocha, embora ambos não famalicenses). Os "duros" estavam lá todos erepetiram a dose: nós gostamos é disto!MARTA AUSENTE BOLO PRESENTEDas meninas mais famosas da lista só esteve presente, desta vez, a BeteVilas Boas :-). A Marta não foi :-( mas outorgou-nos o seu famoso bolo dechocolate :-) Todos gostaram!OUTRAS PRESENÇASDestaque para o webmaster dos webmasters, o Jorge Maia que connosco pedalou,para o Paulo Oliveira e para a Ana Vilas Boas (irmã da Bete) que fez decondutora de apoio além de muitos outros, excelentes, companheirosciclistas...VIA VERDEÉ como se pode designar a fantástica ciclovia Vimaranes-Fafe: a antigaferrovia foi asfaltada e liga estas duas cidades. Percurso relativamenteplano e sem trânsito motorizado. Que mais se pode exigir? Um exemplo a serseguido!22x34 E RS "DEJÁ VUE"Após rolarmos pela dita ciclovia até metade começamos a subir e a descerpara alcançarmos a barragem da Queimadela com a Serra da Cabreira ali mesmoao pé e que subidas, caramba! As descidas não ficaram atrás e numa localverdadeiramente fotográfico com um desnível abrupto uma terrívelconstatação, a confirmar a da véspera: o RS mudou de quadro mas não dehábitos - ele faz tudo à mão (salvo seja... :-). Eu cá, embora com algumareticência e num espírito de "cala-patus" lá me sentei por cima do pneu detrás e fui por ali abaixo tranquilamente.CICLISTA COMPLETOÉ o Patu Bravu: temos de dar a mão à palmatória. O tipo é chato como apotassa, quando pega num tema é obsessivo, nunca mais se cala e massacra-noscom 200 mensagens sempre a falar do mesmo mas é um ciclista do raio.Enquanto que a maioria de nós estávamos no "vou não vou" na referidadescida, o "morcão" dispara pelo meio das penhas e cria a sua própriadescida: 5 estrelas velocipédicas!DAM AT LASTA primeira parte terminou na barragem da Queimadela e todos ansiávamos porela não sei se por causa das subidas porque passamos se por causa da fome.Foi a altura das chouriças no álcool, do "Marta's Exquisit Chocolat Cake" edo "Reguengos" (porque será que os "morcões" :-) gostam tanto de vinhoalentejano?). O pior foi o RS, que é o tipo mais sensato que conheço (se nãofosse nunca desceria apeado :-) e que está habituado ao famoso iogurteliquido quando atacou as chouriças e, sobretudo, a famosa "colheita de 98"nunca mais foi o mesmo ciclista até ao final. Para além das faces maisruborizadas, o sorriso estava mais solto e alguns dislates foram ouvidos:-)). Definitivamente "este gaijo num é do Norte, carago"! :-))INCIDENTENa estupenda descida que antecedia a barragem tentei ir sempre à frente da"criatura da Maia", após ter sido ultrapassado por aquele, num salto malcalculado com uma curva de permeio e uma momentânea desconcentração a rodada frente ficou atravessada e visitei os "verdes" (como dizem lá por aquelasbandas), queda ligeira sem consequências testemunhada apenas por um ciclistade Braga. Quando lá cheguei abaixo já todos sabiam :-) e tive de ouvir aspiadas habituais sobre os "mauros que num aguentam a dureza" e coisas dogénero. O pior foi que um dos elos da corrente torceu juntamente com umdente da "22". Fiquei impossibilitado de contar com os seus préstimos atéfinal. Como sou um indivíduo sortudo as piores subidas estavam já vencidasna 1.ª parte, senão haveria de ser o bom e o bonito...RODAS RESISTENTESAs do Jorge "masochista" Rocha após um Opel francês ter, literalmente,estacionado em cima da roda dianteira da sua bicicleta que estava deitada naberma do estradão em Fafe-Lameirinhas... Também não se perdia grande coisa,era uma FS :-))COMO SE DISTINGUE UMA VACA DE UM BOIPelos cornos não será certamente. Pouco habituado à raça barrosã insisti coma Bete em chamar touro a uma vaca da referida subespécie, só perante osfactos (ou seja quando a dita besta se aproximou) pude constatar o "volume"do meu engano de que me penitencio antes que comecem a chover mensagens :-))MÉDIA DE 50 KMS HORAFoi a que fizemos nas descidas seguintes onde era necessário ter muitocuidado com as curvas e o piso solto. Tirando isso o "adrenalin boost"faz-nos sentir mais vivos!FAFE- VIMARENES - A VERDADE ROLANDO!O troço final ligou, pela ciclovia, Fafe a Vimaranes. Foi altura de rolar asério com os mais dotados a conduzir as operações. A dada altura e porquehavia uma subida ligeira mas constante o grupo fica reduzido a 4 elementos.Eu o Patu, a Bete e o Paulo Oliveira. A cerca de 2 kms. e como me estava asentir muito bem ataco e apenas o PO responde. Moral da História e, porincrível que possa parecer, deixei a Bete e o Patu a olharem à distânciapara o "@" da camisola que o Vilela me mandou e só chegam cerca de 30"depois! Ora, a "criatura da Maia" pode ser uma excelente pessoa e ciclistamas tem "mau perder" :-)) e já dizia que as pastilhas de Isostar não eram deIsostar (o mesmo argumento que um certo "mouro" utilizou no final da 5.ªetapa da estafeta há 2 semanas atrás). Tentativa vã de esconder oindisfarçável: o "gaijo do Norte" ficou pregado por um mouro de bicicletaavariada, só visto (ainda bem que a Bete pode testemunhar :-)!¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø¤º°Saudações Virtuais, Virtual Best RegardsAntónio Pedro Roque Oliveira

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