domingo, 17 de março de 2002

Debutando na "Ecoabentura"

Debutando na "Ecoabentura"Como tinha lido aqui muitas coisas na V@ acerca da "Ecoabentura" andavamortinho por experimentar mas estava longe de imaginar que iria receber, às14:00 de sexta passada, um apressado convite, por parte do nosso amigo ecolisteiro Luís Santos, dizendo que tinham uma baixa na equipa habitual(EcoTeam) e perguntando se eu não estaria, eventualmente, interessado emparticipar. Respondi afirmativamente e lá fui preparar uma longa e extensalista de material a que a minha mochila verde ao bom estilo militar conseguiudar oalbergue possível.Pelas 21:00 lá estávamos a caminho de Grândola onde se dava início à prova nãoapós um prévio incidente: o cepo da bicicleta estava avariado e tive de trocarde roda e de pneu.Lá chegado um trem impressionante de carros, bicicletas, desportistas deambos os sexos (um ponto a favor da ecoaventura:), secretariados, dorsais,luzes, afinações, etc. Rapidamente conheci os outros elementos da equipa: aCátia e o Duarte.Começo a ver umas caras conhecidas de outros Carnavais, J.Pina, EduardoOliveira, Gilberto e que, após a surpresa inicial de me avistarem naquelefolclore, me vão dizendo todos o mesmo um após o outro: "escolheste mal a provapara teiniciares, esta vai ser duríssima!". Não tardei a perceber porquê: 18:00quase ininterruptas de actividade desportiva intensa e 48 horas sem dormir!Só passei pelas brasas 2 horas antes da aurora! O facto de domingo ser dia deeleições assim o determinou. Paralelamente a organização fez questão detornar o evento duro e os tempos máximos de duração de cada uma das provasexigiam o maior empenho da equipa.Acabou por correr tudo bem excepto, para mim a parte apeada. Decididamentetenho de treinar a corrida pedestre, eu costumo aproveitar todos os bocadosdisponíveis para treinar em cima da bicicleta, nunca corro excepto na praiaem férias (com impacto mínimo sobre as pernas) e fui vítima do paradoxo queé estar em muito boa forma aeróbica, correr com a maior das facilidades edepois pagar a factura que são as dores articulares motivadas pelo impactodos pés no chão. Para além disso alguns dos principais músculos sãosolicitados de modo diverso pelo que também começam a doer e provocam aqueladesagradável sensação de se se sentirem cada um dos músculos das pernas.PROVA 1 - Estafeta pedestreConstava de 10 pontos para serem feitos pela equipa alinhada em grupos de 2.Saí logo com a Cátia (fizemos logo todos os 10) que, para quem não conhece éextraordinária em orientação, nada lhe escapa com o mapa e a bússola, fiqueiimpressionado. Estava com receio da corrida, não pelo aspecto aeróbico maspelo "mecânico". De facto não tive problemas nenhuns em aguentar o quecorremos e foram para aí quase 10 kms. As dores só viriam mais tarde.Tivemos que voltar, no final a reencontrar um dos pontos e aí foi aventurade passar um ribeiro tremendamente caudaloso que nos queria levar até aoSado, num sentido e no regresso e de encadear 2 mastins que insistiam em nosquerer devorar (ninguém nos manda fazer azimutes por dentro de propriedadesparticulares :-).PROVA 2 - RUN AND BIKEA Cátia aqui descansou. Comecei a pagar a factura da corrida da provaanterior. Em cima da bicicleta estava tudo ok, quando saía para corrercomeçavam as dores articulares nos pés e nas virilhas e as musculares naspernas embora ainda ténue. Ainda por cima um toque de "maçariquismo": fuipara a prova de sapatos de BTT :-). Só podia correr pelas bermas da estradae já com dificuldade. No final um problema quanto à navegação fez-nossuperar em 1 minuto o tempo limite pelo que não pontuámos. O ponto alto foia ascensão à Penha da Serra de Grândola.PROVA 3 - ORIBTTAqui descansei eu durante 02:00 mas parece ter corrido bem.PROVA 4 - ORIENTAÇÃO PEDESTREParticipamos todos - Começou o castigo com as dores cada vez mais intensasmas a prova até que nem correu mal salvo o grupo ter sidoprejudicado por esse facto.PROVA 5 - ORI BTTDescansou de novo a Cátia. Ligou Grândola a Melides e correu-me muito bemexcepto o facto de termos de efectuar um up-hill em azimute com a bicicletaàs costas...PROVA 6 - MULTIAVENTURADecorreu em Melides e foi uma desgraça por causa de até a andar me doer e de terde coxear e andar muito devagar, ainda fiz a tirolesa e um simulacro de cabracega.PROVA 7 - ORIENTAÇÃO PEDESTREAbdicámos de participar pelo facto de quer eu, quer o Luís Santos não estarmosem condições de caminhar (e muito menos de correr)PROVA 8 - ORIENTAÇÃO EM "KAJAK"Na bonita Lagoa de Sto. André em K2 de mar alto. Fui com o Luís Santos e correumuito bem tendo apenas falhado um dos Check-Point (por precaução mas que tinhadado para efectuar, bem vistas as coisas). Em tempos era o meu desporto deeleição tendo até descido o Zêzere e o Paiva com água revoltas pelo que gosteide voltar a "pagaiar" e até me senti muito bem não tendo deixado nenhuma sequelaao contrário da corrida. O Luís Santos acompanhou bem o ritmo. O vento forteembora tendo dificultado o regresso apenas serviu para nos molhar e, por uma veza natação esteve eminente :-)PROVA 8 - ORIBTT (final)Descansou o Luís Santos fizemos a maioria dos CP's. O "grand final" foi nabizarra torre/miradouro/depósito de água/restaurante que fica no topo de ummorro em Santiago do Cacém numa cabeço com uma subida de cerca de 15%O balanço foi positivo tirando o problema da corrida. Vou aproveitar paratreinar este aspecto por forma a que possa aproveitar a boa condição aeróbicasem ter de lutar contra as dores da desabituação. Espero poder voltar aparticipar em breve até porque, para além do aspecto físico completo e dodesafio que constituiu o ambiente é excelente.APROSaudações VirtuaisA. Pedro Roque Oliveira