19.09.2008 - 15h58 Lusa
As cidades de Coimbra e Figueira da Foz vão passar a estar ligadas por uma ciclovia, para a qual já está aprovada uma verba de dois milhões de euros, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), foi hoje anunciado.A candidatura foi formalizada pela Associação de Municípios do Baixo Mondego e o estudo prévio, já concluído, foi elaborado pelo arquitecto Miguel Figueira, da Câmara de Montemor-o-Velho.
"Se não houver grandes alterações ao estudo prévio, teremos o projecto finalizado no próximo ano", disse hoje o vereador da Câmara de Coimbra Luís Providência, após uma conferência de imprensa sobre as iniciativas da autarquia no âmbito do Dia Europeu sem Carros, que se assinala segunda-feira.
A chamada Ciclovia do Mondego inclui dois percursos, um da Portagem (Coimbra), até Montemor-o-Velho/Figueira da Foz, e outro entre a Portela, junto ao parque de campismo de Coimbra, e a zona do Choupal, para a qual não existe ainda estudo prévio.
O presidente da Câmara, Carlos Encarnação, reconheceu que Coimbra é "uma cidade difícil" em termos de circulação, mas a autarquia tem tentado incrementar o uso dos transportes públicos e apostado em veículos menos poluentes, como são os tróleis e o mini-autocarro eléctricos "Pantufinhas", que ligam a Baixa à Alta da cidade.
Entre as medidas anunciadas hoje pela autarquia estão a criação de mais duas vias para autocarros e a instalação de mais parquímetros na cidade, não tendo sido revelado o número de estacionamentos ou área abrangida.
Segunda-feira, a circulação no centro de Coimbra fica reservada a peões, transportes públicos e veículos de emergência, entre as 10h00 e as 17h00.
Sem comentários:
Enviar um comentário