terça-feira, 27 de outubro de 2009

RAID BTTRALHOS TEAM - VERMOIL, POMBAL




Domingo, 25 de Outubro de 2009
51 kms., 1400 m. altitude acumulada positiva
Vermoil, Pombal


Domingo quebrei, de novo, a tradição de não participar em eventos organizados.

Tal como nas anteriores transgressões sem lugar a arrependimentos: a organização cumpriu, o percurso estava muito bem escolhido e balizado, o número de participantes era contido e a jornada acabaria por ser dura mas de elevada agradabilidade.

Curiosamente, a dúvida pré-competição, foi sobre se valeria a pena a deslocação de Coimbra a Vermoil "para pedalar durante apenas 50 kms.". Todavia estive perante 50 dos mais empenhados quilómetros de BTT que já conheci com um acumulado de 1.400 metros e um percurso ultra-trabalhoso alternando um traçado ao bom estilo de circuito XC por um piso de pinhal bastante pesado, com estradões rápidos pelos eucaliptais e ainda inesquecíveis troços florestais de puro "free-ride" a que nem sequer faltaram diversos slalons  por entre as árvores. Só visto!

Para a sensação de dureza não foi estranho o facto do ritmo diabólico dos primeiro kms. e a dificuldade prática de engrenar a cremalheira 22 em boa parte das subidas, cumpridas assim, a baixa rotação e em sobre-esforço.

No final, 64.ª posição entre 96 participantes o que, não sendo brilhante, está longe de poder ser considerado mau, ou sequer medíocre. Quem está em visível forma é o meu amigo Nuno Duarte que me acompanhou e que teve que baixar o seu ritmo para me levar na sua roda até final. É o que dá pedalar na alta roda do pelotão internacional BTT (Transrockies, Cape Epic ou Geo-Raid).

Fazendo votos para que a organização dos BTTralhos honre os seus pergaminhos e o bom nível manifestado durante a prova retirando todos os vestígios da mesma do ambiente natural.

Sem comentários: