sábado, 3 de abril de 2010

E LÁ VAI ELE DE LISBOA A SANTIAGO EM AUTONOMIA - DE ESPOSENDE A VALENÇA



Texto e Foto: Miguel Sampaio


Dia 26 de Agosto, 4ª Feira, de Esposende a Valença

Arranquei para o pequeno-almoço onde tinha á minha espera José Lima e João Maria numa padaria ali perto. Depois das despedidas lá rumei para Viana do Castelo.

Passo então pela Casa / Museu Henrique Medina (famosíssimo pintor e retratista que pintou cinco Presidentes da Republica), começando este caminho a uma meia encosta onde se começa e vislumbrar o mar, passando então pela Igreja de S.João do Monte, S.Pedro de Fins, aqui contorno o Palácio dos Cunhas até atingir a Capela doa Srª dos Remédios que depois me leva a um caminho no meio dum bosque muito bonito até ao Rio Neiva no qual o atravesso pela ponte do Sebastião para a outra margem até a Capela da Srª de Guadalupe, subindo depois até á Igreja de S.Tiago em Neiva.

Depois das fotos da praxe rumei até ao Mosteiro de S.Romão de Neiva (sec. XII) do qual era também um local que albergava peregrinos. Sigo para Chafé e Anha onde também aqui se encontra uma Igreja dedicada a S.Tiago onde no seu interior e nos vitrais conta a vida de Tiago.

Chego então a Viana do Castelo onde me espera Hugo Pastor da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo. Aqui novo pequeno-almoço e esperar pelo meu amigo José Rodrigues que viria de Valença de comboio até Viana  para me rebocar novamente até Valença.

Depois de 1 hora de cavaqueira e ao partirmos aparece o nosso Confrade Óscar Filipe com a sua família e quase com a cabeça fora da janela do seu carro quase que a gritar “Oh K2”  heheheheheh,

Obrigado Óscar Filipe

E assim fomos até á Sé de Viana e ao Turismo, que era antigo hospital de peregrinos, para mais uns carimbos. Logo a seguir passamos pela lindíssima Igreja de S.Domingos onde se encontra no interior e na lateral um altar todo prateado que, confesso ser a primeira vez que vejo.

Ao sair de Viana entra-se logo no trajecto em que se vislumbra o mar á nossa esquerda como a serra de Stª. Luzia á nossa direita e com paisagens lindíssimas.

Depois de passar Carreço vejo uma das curiosidades também deste Caminho que é uma Cruz Passionista gravada na pedra, testemunho desta confraria nas suas peregrinações a S.Tiago e que presumo ser datada do sec.XVII.

Com as paisagens sempre a acompanhar chegamos então á casa do poeta Pedro Homem de Melo, Convento de Cabanas, com a sua enorme magnólia onde o poeta se inspirava para os seus poemas, junto ao rio Cabanas.

Passagem por V.Praia de Ancora, Moledo, Caminha.

È de notar que este trajecto é sempre junto ao mar. É fantástico pelos contrastes entre o mar e a montanha com um sem número de cores que nos rodeiam. È também visível a quantidade de testemunhos religiosos que contam por aqui, datados dos sec. XVI/XVII desde igrejas, capelas, oratórios, alminhas, palácios bem como não poderia deixar de ser os cruzeiros.

Chegados a Caminha fui á igreja Matriz. Esteve encerrada durante 5 anos para restauro. Monumento que se encontra dentro da muralha e digna duma visita. A partir daqui deixamos o mar para ter como companhia o rio Minho que nos oferece novamente lindas paisagens ate chegar a Valença onde fui albergado com grande carinho pelos pais do meu amigo José Rodrigues.

Quero deixar aqui uma palavra de apreço e agradecimento aos pais do Zé que foram incansáveis comigo proporcionando uma estadia fabulosa e com um jantar que derivou numa cavaqueira engraçada, pois este trajecto teve para mim uns bons 110 kms de paisagens que só o Minho nos proporciona.

Quero agradecer também ao Zé pela companhia e de me ter rebocado até Valença.

Sem comentários: