sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CAMINHO D'ESTE - Video-Clip Series - Eleventh Stage, from Pinhão to Chaves



De novo o Douro e de novo Torga veio à memória na interminável subida desde o Pinhão até Sabrosa, terra natal de Fernão de Magalhães.

Depois a ligação a Jales e o encontro com os fabulosos irmãos Favaios (Sérgio e José) que surgiram quase ao estilo de Anjos da Guarda. Não só consegui repor o track que, acidentalmente, apagara de manhã como, se não bastasse, nos levaram a passear pelo lajeado da estrada romana e, ainda, nos proporcionaram uma entrevista pela TVI (!)...

Após Vila Pouca de Aguiar seguimos a ecovia pela antiga ferrovia do Corgo, devidamente condicionada até Pedras Salgadas, em estado "selvagem" daí até Chaves obrigando a improvisação táctica valeu o track.

A rota da água mineral, carbonatada e sódica estava a começar: para além dos magníficos parques de Pedras Salgadas e Vidago ao bom estilo "art noveau" outros nomes incontornáveis dos apreciadores como Salus e Campilho fizeram parte do caminho.

O final foi com chave de ouro: o estupendo parque do Tâmega, em Chaves, ao entardecer a relembrar, os mais distraídos, que as cidades de provínicia portuguesas têm uma qualidade de vida invejável para um urbano do litoral.

2 comentários:

Jorge Barrote disse...

Entrevista na TVI! Já passou na TVI ou ainda está prevista. Pois Chaves, concordo plenamente, tenho inveja do bem estar que proporciona. E que saudades da "maminha" uma iguaria que nos foi servida na "Taberna Benito".

proque disse...

Esse é o grande paradoxo. Apenas sei que passou no dia seguinte, por volta da hora de almoço no noticiário da TVI24 mas nunca esteve disponível no site. Ou seja: nunca se pode assistir à reportagem.