segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CAMINHO D'ESTE - Video-Clip Series - Thirteenth Stage, from Ourense to Santiago de Compostela



Compostela, por fim!

No entanto, para alcançarmos a glória haveria que transpor o derradeiro obstáculo que foi, nem mais, nem menos, a mais extensa e altimetrica de todas as etapas. Valeu que pudemos dispensar as bagagens e seguir com o trem reduzido à bicicleta "tout court", e que diferença de rendimento...

Começámos por descer o vale do Miño até ao centro histórico de Ourense onde nos internámos. Depois cruzámos a majestosa ponte romana e, já na outra margem, o túnel inferior da estação ferroviária. Num bairro residencial, onde nada o faria supor, a encantadora surpresa de um grupo de gaiteiros, momento que ficou registado em video.

Seguiu-se a primeira das inúmeras e temíveis ascensões do dia: o camiño real que correspondeu à saída penosa do vale do Miño. Tal como as seguintes, através de forte empenho, se conseguiu levar de vencida a contrariedade do relevo.

Esta foi a etapa da Galiza, tal como a conhecemos - à moda do Minho português de vales encantadores e pequenos bosques encantados.

No final e, por estarmos na véspera do dia de Santiago Maior, o caos das ruas históricas de Compostela a impedir sequer de alcançar a Praza de Obradoiro.

Valeu a aventura de treze dias e mais de mil e duzentos quilómetros cruzando longitudinalmente Portugal continental do Algarve a Trás-os-Montes e usando o troço final do caminho sanabrense. Uma experiência inesquecível que conto verter para escrito "as soon as possible"!

Sem comentários: