sábado, 25 de junho de 2011

PREPARANDO FÁTIMA - O REGRESSO DE UM CLÁSSICO


Quinta-feira, 23  de Junho de 2011, feriado de Corpus Christi
Albarraque - Sintra - Mafra - Albarraque
75 kms., 2100 metros altitude acumulada positiva



Em tempo de preparação para a ligação anual em BTT entre Lisboa e Fátima a o regresso de um clássico - nada mais nada menos do que o saudoso Sintra - Mafra, ligando o palácio ao convento com o regresso a efectuar-se por nascente.

Foi um misto de sensações: por um lado, voltar a pedalar em locais onde tal já não acontecia havia largos anos; por outro lado, um desagradável e constante vento norte forte em conjunto com a passagem em trilhos muito degradados obrigando a um desmontar constante a tornarem a incursão algo penosa.

Ainda assim um bom treino com uma altimetria forte a proporcionar um condicionamento físico adequado.

Destaque para a passagem em plena vila de Sintra, a descida a partir de Monserrate até à ribeira de Colares, a fonte de São Miguel de Odrinhas, a descida dos moinhos do Lima até ao Carvalhal (um clássico do DH) por uma trialeira medonha, e um trilho magnífico junto a um ribeiro entre a Igreja Nova e a Mata Pequena.

O moral para Fátima é, de tal modo, forte que era para começar na Azambuja mas a pedido de várias famílias voltaremos à incursão integral a partir de Lisboa com uma previsão quilométrica superior a 160 kms. a exigir uma gestão muito rigorosa do esforço seja em função da distância, do calor previsível, e do facto de as dificuldades altimétricas estarem reservadas para a segunda metade.

Sem comentários: