quarta-feira, 6 de julho de 2011

GUARDA - ALMEIDA - GUARDA, CICLISMO EM ESTADO PURO



Domingo, 3 de Julho de 2011 (dia de São Tomé, apóstolo)
Guarda - Almeida - Guarda
Distância: 102 kms.
Altura máxima: 958 m.
Altura mínima: 556 m.
Desnível acumulado: 1.900 metros
Photos by PR

O desnível acumulado embora elevado não o parece denotar mas esta foi, todavia, uma incursão bastante trabalhosa.

Se a ida por estrada foi relativamente simples, já o regresso, em todo-terreno, foi algo complicado para mim e para o RS em virtude da travessia dos vales da Ribeira das Cabras e, sobretudo, do Côa junto a Almeida e ainda por via de um piso por vezes inclemente e muito técnico exigindo um enorme empenho. A juntar a tudo isto os 100 kms. de véspera na Ecopista do Dão.


Sem embargo foi uma jornada monumental e um hino ao acto de pedalar; seja na ida por estradas imaculadas e desertas, seja no regresso por caminhos imemoriais e aldeias lindíssimas: Pousade, Castanheira, Pínzio, Safurdão, Atalaia, Peva, Aldeia Nova, Leomil, Freixo, São Pedro de Jarmelo e Arrifana.



Os destaques vão, naturalmente, para a vila-fortaleza de Almeida onde a História se vivência a cada passo e para a travessia do vale do Côa pela ponte de pedra que motivou uma batalha da guerra peninsular pela sua posse. Aqui a batalha travada foi a de seguir durante alguns quilómetros a GR22 encosta a cima por um piso muito difícil vencendo o desnível com que o Côa rasgou este vale de antologia.



Também a passagem pela Ribeira das Cabras foi muito complicada já que uma ponte tosca em granito estava tomada pela vegetação e não restou alternativa senão cruzá-la a vau e depois vencer um novo desnível desumano.

Mas, a piéce de resisténce estava reservada para o alto de Jarmelo alcançado por um piso pedregoso constituído por autênticos degraus de granito apenas vencidos penosamente. No alto valeu a pena o esforço, pela vista e pelo local mágico associado à lenda dos amores proibidos de Pedro e Inês.


Como afirma o poeta: há sempre um Portugal desconhecido que espera por si...

Sem comentários: