segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MUDANÇAS "FLUÍDAS"


Acros A-GE hydraulic gear - Sea Otter from Tri-Ridedotcom on Vimeo.
on Vimeo.



Acros desenvolveu um produto muito promissor, mudanças hidráulicas para BTT, deu que falar no ano passado quando foi mostrado pela primeira vez. Como o próprio nome diz a principal vantagem deste sistema de mudanças é ausência do famoso cabo sendo substituído por óleo. Apesar deste produto ser novidade o projecto já tem alguns anos de desenvolvimento, Muters Kristof da Acros vem desenvolvendo estas mudanças hidraulicas desde 2006. Mas como tudo existe a concepção, certificação, fabricação e apresentação tudo isto demorou 5 anos será que valeu a pena a espera?
O peso do kit de mudanças dianteiro e traseiro é muito baixo
- Manípulos 129,7 gr (par)
- Desviador dianteiro 79.15 gr
- Desviador traseiro 159.84 gr
 - Mangueiras 41.42 gr (par)
- Óleo 16.25 gr (desviador dianteiro e traseiro)

Este peso baixo é devido a ausência de cabos, engrenagens e ao seu sistema compacto. Voltando a referir as vantagens da ausência dos cabos, permitem uma passagem de velocidade mais leve e suave, já que não existe a fricção do cabo ou da sujidade do mesmo. O sistema dos manípulos e muito simples empurrando o próprio manipulo as mudanças descem rodando as mudanças sobem como mostra a foto e mais detalhadamente o video.

Acros admite que se trata de um sistema selando, por isso o risco de contaminação é mínimo e mesmo nas condições mais adversas não há falhas. É compatível com cassete de 8v, 9v e 10 velocidades.

Mas isto de novas tecnologias no BTT têm o seu custo, €1600, será muito por este produto? Pode ser, mas acredito que com o passar dos anos este preço possa ser reduzido com mais marcas adotarem este sistema.

Sem comentários: