quinta-feira, 19 de abril de 2012

O clima

Todos se queixam de que por cá temos piores condições do que os Holandeses para pedalar. O primeiro obstáculo que todos se lembram logo, é o relevo das Cidades, como Lisboa ou Porto. Algo que na realidade, só se verifica em algumas zonas das cidades.
Mas o segundo "problema" apontado, é o clima... então e quando chove? Pois, a chuva deles deve molhar menos do que a nossa. E esquecemos-nos do vento - nos últimos dias, temos sido "brindados" com uns ventos um pouco mais fortes que o habitual - quem pedala regularmente, sabe que um vento contra num percurso plano, pode tornar o pedalar mais difícil do que uma subida entre os 5% e os 10% de inclinação. Por lá, esses ventos são bem mais comuns. E mais frios...

Ah e tal, as nossas temperaturas no verão são muito altas... sim, temos máximas um pouco elevadas (à hora do calor), em alguns dias do ano... Mas na generalidade, o nosso clima é bastante ameno, e as temperaturas a que estamos sujeitos, são bem mais prazenteiras para se pedalar do que as que se fazem sentir por lá.

Deixo-vos aqui estes gráficos, para que percebam bem as diferenças:

Amesterdão:

Lisboa:


Amesterdão:

Lisboa:


Amesterdão:

Lisboa:

Amesterdão:

(em Lisboa não neva!) 

Ok, agora que estas desculpas já estão postas de lado, podemos começar a mudar as cidades como eles fizeram nos anos 70??

EDIT: aproveitei e coloquei aqui também os gráficos de Copenhaga:









Fonte dos gráficos: http://www.myweather2.com/

4 comentários:

Bernardo Campos Pereira disse...

O PM tem razão, ISTO É UM PAÍS DE PIEGAS.

Bernardo Pereira disse...

O PM tem razão, isto é um país de PIEGUINHAS.

Bernardo Pereira disse...

O PM tem razão, isto é um país de PIEGUINHAS

Nuno Brazão disse...

Não podia concordar mais eu tento mas sói quase o único www.90diasdebicicletapelofunchal.blogspot.com
90 dias para não ser igual aos 100 de Lisboa :-)