terça-feira, 24 de setembro de 2013

Alma Lisboa - pedalar (e andar a pé) na Ponte 25 de Abril

Talvez ainda não conheçam esta iniciativa, mas vale a pena espreitar o site.



Há muito que acredito nesta ideia, e sempre que se fala na mesma, há quem se ria, há quem diga que é impossível ou que não faz sentido, e há quem diga que seria fantástico.

Para que haja cada vez mais gente a dizer que acredita nesta ideia, lembrei-me de contribuir mais um pouco comparando (mais uma vez) o caso de Lisboa com São Francisco. Começando pelo vento - muitos dizem que faz muito vento lá em cima, e que por isso é incompatível. Os seguintes gráficos mostram que em São Francisco faz muito mais vento (e bem mais frio, já agora), e isso não impede que se circule a pé e de bicicleta na Golden Gate:

Lisboa:

São Francisco:



Outro dos argumentos, é o de que a Golden Gate foi prevista para esta utilização logo na sua construção. É verdade. Mas a Bay Bridge (estruturalmente semelhante à 25 de Abril) não foi, e isso não impediu a S.Francisco Bike Coalition de lutar arduamente para que tal fosse possível... e não é que conseguiram?

images courtesy of Donald MacDonald Architects

Terá custos certamente... há várias soluções possíveis, umas mais caras do que outras... mas não tenho dúvida que o investimento terá retorno garantido, não só para a mobilidade, mas acima de tudo para o turismo.

Sem comentários: