quarta-feira, 2 de outubro de 2013

FPCUB - 26 ANOS EM PROL DO AMBIENTE E DA BICICLETA


 Mensagem enviada por Manfred Neun, Presidente da European Cyclists' Federation (ECF) por ocasião do 26º Aniversário da FPCUB.

“Tenho o prazer de felicitar a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) pelo seu 26 º aniversário. É um marco impressionante e decisivamente motivo para celebração!

Desde a criação da FPCUB, no Outono de 1987, as condições para os utilizadores de bicicletas em Portugal melhoraram extraordinariamente e o trabalho da FPCUB na promoção do uso da bicicleta como forma de lazer e turismo e para a mobilidade quotidiana tem contribuído de forma importante para esta tendência positiva na Europa. Exemplo disso tem sido a promoção da protecção ambiental através do uso das bicicletas como forma de mobilidade sustentável que continua a dar frutos e a ser reconhecido a nível internacional.

Ao longo dos anos, a FPCUB desenvolveu e participou em vários projectos que abrangem uma multiplicidade de actividades. Através desses projectos, não só incentivou e motivou milhares de pessoas darem uma oportunidade à bicicleta como também conseguiram destacar os benefícios ambientais quando utilizada. Neste âmbito, destaco ainda eventos como a «Lisboa Antiga de Bicicleta», que permitiu aos participantes descobrirem Lisboa de uma forma saudável e ambientalmente amigável; e que, de igual modo, também ajudou a aumentar a consciência sobre a liberdade da mobilidade. Além disso, a participação da FPCUB em actividades pan-europeias, como a Semana da Mobilidade e o Dia sem Carros, demonstrou a sua vontade de incorporar novas ideias e cooperar com outros parceiros, tanto em Portugal como em toda a Europa, para atingir benefícios tangíveis.

Desde que a FPCUB se associou à European Cyclist’ Federation (ECF), em 1990, temos tido conhecimento dos seus contactos a nível nacional e do seu trabalho com diversos ministros portugueses, bem como com os grupos parlamentares e com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Além disso, sabemos que a FPCUB tem prestado um apoio vital ao Governo português nos esforços para incentivar os jovens a levarem uma vida mais activa.

Também é preciso salientar que estamos muito gratos por a FPCUB se ter aplicado com sucesso para se tornar na entidade coordenadora em Portugal do EuroVelo e tem contribuído para o desenvolvimento da rede europeia de ciclovias. Estamos, por isso, ansiosos para continuar a cooperação com a FPCUB nos próximos anos.

Aqui estamos para os próximos 26 anos!

Manfred Neun
Presidente da European Cyclists' Federation (ECF)”

Sem comentários: