sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Aventuras em bicicleta: Agosto de 2013


A aventura para o tórrido mês de agosto de 2013 denominou-se Fuga do Vale 2013 - À conquista das Aldeias de Xisto e foi delineada para ser pedalada em 4 dias com partida e chegada a Mira de Aire. O percurso estabelecido foi Mira de Aire-Sardoal-Figueiró dos Vinhos-Lousã-Mira de Aire.




Participaram João Noiva, Paulo Magalhães e Rui Mendes, todos de mochilas às costas e com bicicletas de suspensão total. As mochilas com um peso médio de 6 kg transportaram os bens essenciais para este tipo de travessia: saco-cama, colchonete, uma muda de roupa de ciclismo e uma para vestir ao fim do dia, artigos de higiene e manutenção pessoal (Halibut ou similar e protetor solar são essenciais), ferramentas e peças de substituição para a bicicleta (cabos de mudança, chaves sextavadas, descravador de corrente, remendos normais e para tubeless, uma dose de líquido anti-furo, um pedaço de câmara de ar, uma câmara de ar, um dropout, um elo de corrente rápido, um par de pastilhas e uma bomba de ar), um calçado leve (tipo Crocs), uma toalha de fibra, carregador de pilhas, uma ficha tripla e finalmente alimentação para repor energia durante as etapas (barras, gel, bebidas isótonicas).
As dormidas tal como em anos anteriores foram, prioritariamente, em instalações de bombeiros, onde apenas pedimos um local para estender a colchonete e um banho (de preferência quente). Nunca marcamos (e ainda bem, mais à frente irão saber porquê) antecipadamente as dormidas, fomos, como se diz em linguagem popular, "à sorte e à morte".

Resumo da aventura pode ser consultado aqui:
(com ligação aos relatos de cada etapa)

Sem comentários: