quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como Colocar uma Vélib' a Subir

Inspirado nas propostas bizarras de Jeremy Clarkson, apresentador da BBC do programa de automóveis mais popular do mundo - Top Gear - lembrei-me de um desafio do género em bicicleta.

Tratou-se de ascender do Vieux Port de Marselha até ao topo do monte onde se situa o santuário de Notre-Dame de la Garde.

Aparentemente nada teria de extraordinário: tratava-se de subir dos 0 aos 162 metros de altitude, pelas ruas da cidade para alguém bastante rodado no pedal não é propriamente um desafio, muito menos um desafio bizarro como os que vemos no Top Gear.

Mas se o mesmo for feito numa bicicleta de tipo Vélib' aí tudo muda de figura. É que pedalar numa máquina urbana com 23 kgs. de peso, apenas com três mudanças, vocacionada para rolar em plano e numa tranquila posição vertical já acrescenta o toque de anormalidade que o torna digno do tal programa da BBC.

Poucos metros após o porto e colocada a 1.ª mudança fiquei, desde logo, impossibilitado de usar qualquer outro tipo de desmultiplicação e todo o percurso (que estimo em cerca de 3 kms.) foi feito à custa de pedalar em pé.

Avançando a golpes de pedal lá fui eu, colina acima, perante alguma incredulidade dos transeuntes e turistas e alguns Allez com que me procuravam estimular.

Não foi nada fácil, até porque, nos metros finais a pendente era forte mas, no final, a vista compensou tudo.

Mais um delta coleccionado.

Sem comentários: