sábado, 26 de abril de 2014

NO TEJO INTERNACIONAL


De uma passagem recente pelas terras de Idanha surgiu a vontade de percorrer de bicicleta a GR 29 - Rota dos Veados. Trata-se de um percurso pedestre de grande rota, com duas variantes e um ramal, no coração do Parque Natural do Tejo Internacional.

Delineei um percurso com cerca de 50 kms. que começava um pouco mais longe mais concretamente em Monforte da Beira curiosamente no sexta-feira da Paixão enquanto a RTP numa reportagem fazia esta aldeia sair do anonimato quase quarenta anos após, em pleno Verão de 74, uma equipa de filmagens retratar o quotidiano da terra. O facto mais marcante é a dos 1385 habitantes registados em 1970 restarem agora pouco mais de 380, a maioria de idade avançada.

Ainda assim a terra é encantadora com as vistosas igrejas e a torre do relógio a converterem-na no local ideal para começar. Seguimos pela M351 e desviamos na direção de Cegonhas entrando em pleno Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI) por uma estreita faixa de asfalto imaculado que desce à ponte do rio Aravil bem encaixada no profundo vale. Subir até Cegonhas revelou-se o cabo dos trabalhos valendo a circunstância de ser uma estrada pavimentada e o forte empenho ser suficiente para levar de vencida as dificuldades.

A partir daí seguimos o traçado da GR29 até ao Rosmaninhal por terra. Tarefa nada fácil diga-se: quatro ribeiras profundas foram vencidas pelo que o descanso se revelou como inteiramente merecido numa tranquila esplanada até à chegada de um epifenómeno novoriquista consubstanciado num núcleo familiar alargado e ruidoso que obnubilou o ambiente por completo.

Repostas as energias seguiu-se o regresso a Cegonhas pela estrada deserta que serpenteia os montes sobranceiros ao Vale do Tejo via Soalheiros e Couto dos Correias, duas aldeias onde o tempo parou.

De Cegonhas inverte-se o traçado até Monforte da Beira descendo e subindo, de novo o vale do Rio Aravil.

No final a satisfação de 52 kms. com um acumulado de 1100 metros positivos num percurso ao mesmo tempo exigente e encantador.


Sem comentários: