domingo, 7 de junho de 2015

Faça você mesmo - história de um reboque

Há muito tempo que andava para construir um reboque, para não só quando preciso de transportar coisas verdadeiramente grandes ou muita tralha que não caiba na minha (já se si grande) bicicleta, mas principalmente para levar as bicicletas dos miúdos quando o percurso até um local seguro tem demasiado tráfego e não oferece condições para eles irem a pedalar ao meu lado.

Assim, lancei mãos à obra e construí um reboque. Inspirado neste projecto, creio que o resultado final foi uma franca melhoria. Para o engate na bicicleta, segui este projecto genial.

Aqui ficam as fotos do produto final:

As rodas (16"), e o eixo (varão roscado M12)



O engate à bicicleta (conector pneumático modificado), com uma corrente de segurança caso algo corra mal 
 
 



 

A estrutura final concluída:

 

 

Aqui com uma base de carga para levar objectos variados:

  

Depois quero arranjar umas caixas para aparafusar, por forma a poder transportar muitas coisas de dimensões mais reduzidas. Serei voluntário do projecto ReFood, e com caixas será mais fácil poder ajudar. 2 caixas destas com 60x40cm, por exemplo:



Por fim, fica a configuração que agora tem... As barras são daquelas manhosas, compradas por tuta-e-meia no OLX, de colocar em cima do carro (não recomendo a ninguém que use isto para transportar bicicletas no carro). Como podem verificar é um verdadeiro veículo loooooongo:

 

Para quem ache a bicicleta estranha, nada mais é que uma GT Tequesta, bem modificada para um uso citadino e com um kit Freeradical da Xtracycle. Os miúdos vão lá atrás:




Neste grupo do facebook, fiz o relato do processo de criação, com vários testes de estruturas diferentes que foram evoluindo, também com o input de outras pessoas que foram acompanhando o mesmo. A vantagem de trabalhar com os perfis aparafusados, é que permitem muita experimentação.

Sem comentários: