sexta-feira, 15 de junho de 2018

E "Fátima 19" em ato contínuo

Foto Paulo Rascão | MadreMedia
Distância Total: 102 kms.
Altimetria Positiva : 1300 m. A+
Ciclistas: Pedro Roque e Jorge Neves

Sem perda de tempo e no dia convencional, i.e. a 13 de junho, dia de Santo António, um "Fátima convencional" desta vez com saída de Vila Nova da Rainha e 102 kms. até ao santuário mariano pelo "Caminho do Tejo".

Dia solarengo sem calor excessivo mas com um irritante vento a soprar intenso de NW a complicar a progressão. Ainda assim todos os ingredientes bem presentes, sobretudo a contagem das subidas que se vão passando, uma após outra, penosas mas vencidas a golpe de pedal como quem marca as estações. Uma de cada vez, a Portela das Padeiras; Vale Flores (onde Francisco Torres assiduamente assiste os peregrinos); o temível cume de Chã de Cima com os seus três moinhos; a ascensão dos Olhos d'Água a Monsanto e daí até à Serra de Santo António, com as pernas já a funcionarem em modo automático já mais interessadas no descanso mas ainda tendo de abordar, após a vertiginosa descida da Costa até Minde, a subida do Covão do Coelho até aos 450 m. do topo junto às eólicas.

A partir daí "já cheira a Fátima"® e, como que por milagre, as energias voltam para a dezena de quilómetros final que é efetuada a ritmo alucinante pois já são muitas horas em cima do selim. A chegada ao santuário fez-se pelas 18:30 e o encanto final fez esquecer toda a penosidade.

Se Deus quiser para o anos haverá mais ou, quiçá, muito em breve.

Sem comentários: