sábado, 11 de março de 2006

PASSEIO DE INVERNO VELOCIPEDI@ - A Estrela em Todo o Seu Esplendor!


Bicycle Tour in the Linhares's Castle

Parece que o meu aviso de que a "coisa" ia ser mesmo muito dura excedeu as expectativas e apenas alinharam 8 à partida (e à chegada)...

É certo que muitos dos ausentes tinham mais que capacidade de percorrer aquelas paisagens fabulosas das Estrela. No entanto a dureza revelou-se toda no seu esplendor e o passeio poderia ser muito complicado para quem estivesse em menor estado de forma física.

De resto o Homem da Marreta, que mora desde há muito por aquelas bandas, disse presente a alguns dos participantes. E, repare-se, nem sequer subimos a Santinha!

Ora aqui vai um relato à maneira antiga:

UM BETETISTA DE OUTRO CAMPEONATO
Ao pequeno almoço, no Inatel de Manteigas, já lá estava o Luís Guégués, não o que conhecíamos mas o "irmão mais elegante". É que a outra versão foi há 28 kg. atrás :-). Disse logo para o Mário Silva que nos tínhamos enganado na "corrida"...

UM PAR DE QUEDAS GRÁTIS
Qual é coisa qual é ela que desce que nem um torpedo mas que parado cai? É o nosso amigo Castelhano. Segundo parece terá trocado de cleats e, no sábado, usou logo duas das quedas estáticas a que tem direito. Uma delas foi mesmo no centro de Folgosinho perante os olhares curiosos dos locais ali bem junto à curiosa fonte que ostenta o sábio dizer: "Mulher e Água só boa se quer!"

MÁQUINAS PARA TODOS OS GOSTOS
À partida o hardware estava equilibrado: 4 "rabo duro" e 4 "rabo mole"a prometerem diferentes tipos de emoção. As piadas soavam de ambos os lados consoante se subia ou descia embora a excepção confirmasse a regra, ou seja, o Vasco com uma máquina "normal" (daquelas sem mola atrás) ainda subiria melhor :-)

A PORTELA É UMA PASSAGEM...
...Para a outra encosta... Foi assim na do Folgosinho, poucos quilómetros após a partida do Covão da Ponte, mas algumas centenas de metros acima. Deu para ver o mau tempo a vir de norte, das bandas de Gouveia e, quase como por milagre, estiar quando avançámos pelos Galhardos em direcção a Linhares onde chegámos já com um tempo magnífico.

CURSOS INTENSIVOS DE REPARAÇÕES "IN SITU"
Necessitam-se com urgência: um betetísta de Castelo Branco que coloca uma câmara de ar sem verificar se há espinho cravado e obriga todos aparar mais um quarto de hora para uma segunda reparação (o que ele não queria mesmo era que sobrasse tempo para subir a Santinha :-) e ainda um barbudo do "Norte"que não transporta desencravador de corrente constituiram a "vergonha da classe" nesta estupenda incursão de Inverno.

ESSE TAL DE "ORLANDO" EXISTE MESMO?
Foi esta a "questão mortal" levantada por um dos participantes uma vez que, o dito personagem, é sempre o primeiro a inscrever-se em tudo mas nunca comparece. Confesso que, eu próprio, se não o conhecesse ficaria com dúvidas :-). Já não há respeito pelo "guru di tutti guru"!

"AINDA ESTOU A TREMER!"
Foi assim que um dos participantes (cujo nome vou omitir mas que começa por M, termina por O e tem "ari" no meio) definiu o seu estado de alma após uma breve mas escabrosa e absolutamente obscena descida no acesso a Linhares.

ALDEIA HISTÓRICA
A entrada em Linhares de "cima para baixo" revela-nos um pormenor pitoresco: há uma casa, ao melhor estilo da "escola desconstrutivista"e contrastante com o casario de granito, logo à entrada da aldeia a fazer-nos pensar se não nos teríamos enganado na povoação, só visto...

"VÊ LÁ SE HÁ PASSAGEM?"
O Agnelo, arranjou um segundo estratagema para não subir à Santinha: algures entre Linhares e Folgosinho fez-nos avançar por um "dead end"que nos fez perder mais de meia hora. Como se não bastasse estar toda a gente, algures na Estrela, "à nora" e com a bicicleta ao ombro ainda ia dizendo aos batedores Guégués, Castelhano e Nunes para "verem aí ao pé dessa casa" se havia algum caminho. A solução foi mesmo voltar para trás (leia-se "voltar a subir") e tomar outra direcção.

TREINO ESCONDIDO
Quem surpreendeu pela positiva foi o Nuno Nunes que, no seu estiloreservado lá vai pedalando e, quando damos por ele, lá está adiante. Pelos vistos há ali muito treino escondido!

DUATLO E TRIATLO
Se todos fizeram duatlo (ciclismo e corrida com a bicicleta) apenas um, o Luís Guégués, fez triatlo. De facto era vê-lo a chegar "lá acima" destacado, e a "fazer piscinas" descendo de novo para agarrar o último e voltar a subir... Deveria de ter pago mais de inscrição que os restantes, afinal de contas pedalou mais quilómetros ;-). "Quem te viu e quem te vê!"

ENTÃO E A SANTINHA?
Pois é, apesar da mossa e da hora tardia na Portela do Folgosinho já no regresso, houve um punhado de bravos que ainda quis "lá ir acima".Eu cá não me queixo pela nega alheia. Afinal de contas já lá passei, em tempos, pelo Malhão e pela Santinha. Os outros, esses terão de lá voltar, com ou sem Homem da Marreta!

Sem comentários: