terça-feira, 1 de agosto de 2006

Tiger Leaping Gorge – O Yang Tse às Portas do Tibete




Uma busca na Internet por “Tiger Leaping Gorge” mostrar-nos-à que é um dos trilhos para trekking mais famosos do mundo. Fica perto da cidade de Lijiang (world heritage) berço da minoria Naxi, na província de Yunnan, China, mesmo às portas do Tibete.

Tive a sorte de o poder efectuar, não pelo trilho tradicional (o superior), mas pelo parque do mesmo nome com um trajecto “civilizado” escavado na rocha ao bom estilo das levadas madeirenses embora com uma largura bem mais ampla.

O fenómeno natural que ali se vislumbra, num percurso de ida e volta de mais de cinco quilómetros, é a passagem do imenso Yang Tse numa estreita garganta.

Se quisermos é um “Pulo do Lobo” à escala chinesa: mais rio, mais caudal com o tigre a saltar mais largo que o Lobo do Guadiana. Trata-se de um espectáculo digno dos deuses já que a força da natureza é pungente.



O percurso de baixo desenrola-se ao longo de cerca de cinco quilómetros, planos, em ida e volta e tem algumas passagens de cortar a respiração em virtude da força do rio que é estrangulado naquele imenso canyon encravado entre duas das mais altas montanhas do Mundo: a Jade Dragon Snow Mountain (5600 metros) e a Haba Snow Mountain (5396 metros).

Sem comentários: