quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Camiño Natural de las Vegas del Guadiana y las Villuercas (Via Verde)

Hot summer in the spanish Extremadura fields, nevertheless a good day for mountain biking

O projecto das "Vias Verdes" espanholas além de constituir um excelente exemplo (que de algum modo está a ser seguido em Portugal, embora a uma velocidade infinitamente mais lenta) é uma referência em termos internacionais podendo afigurar-se como uma das melhores redes de caminhos para bicicletas existentes em toda a Europa.

Várias vezes aqui temos chamado a atenção para este projecto (que pode ser consultado em http://www.viasverdes.es ) e sempre que temos oportunidade nós aí vamos, sobretudo, se forem perto da fronteira portuguesa.

Foi o caso do Verão de 2002 em que pedalámos na Andaluzia na Via Verde del Guadiana entre Puerto de la Laja (perto de Pomarão, mas na outra margem do Guadiana) e a abandonada Mina de Santa Isabel e na Via Verde del Litoral (entre Ayamonte e Gibraleon). Sobre uma e outra pode ler-se em http://www.geocities.com/caminhos_2001/viaverdeguadiana e
http://www.geocities.com/caminhos_2001/viaverdelitoral .

Recentemente foi inaugurada, na Extremadura espanhola, mais concretamente, entre Villanueva de la Serena (província de Badajoz) e Logrosan (província de Cáceres) mais uma destas vias, numa extensão de 56 kms.

Como fui passar uns dias de férias, no final de Agosto de 2006, aproveitei para aí me deslocar. Trata-se de um antigo troço ferroviário que nunca foi utilizado e que tem seis estações (cinco
abandonadas Rena (km10), Campolugar (km20), Madrigalejo (km29), Zorita (km42) e Logrosán (km56). Começa (ou acaba) a cerca de um quilómetro da estação de Villanueva (esta em pleno uso ferroviário. De referir que, em breve, será completada a ligação a Guadalupe (UNESCO world heritage).

Como estas coisas são melhor efectuadas em conjunto fiz-me ao terreno com a minha companheira (Carmen) e a minha filha (Patrícia). Para garantir o regresso deixei-as em Villanueva (km 0), pelas 10:00 (11:00 locais) onde começaram a pedalar tranquilamente. Segui de carro até Logrosan onde iniciei então o acto de pedalar. O camiño começa (ou acaba, como queiram) no local da estação que fica cerca de um quilómetro abaixo de Logrosan pelo que cobri essa distância de bicicleta já que não é aconselhável estacionar o carro num ermo. A ideia era cobrir a distância até as encontrar e depois regressar com elas (cruzei pelo quilómetro 22 pelo que, no total efectuei para cima de 70 kms.).

No entanto aquilo que, à partida, se afigurava fácil acabou por se tornar complicado tendo o objectivo sido cumprido mas com uma dureza que não era, à partida, expectável, senão vejamos:

. A temperatura ambiente era absolutamente sufocante, estiveram para cima de 40º C durante boa parte da travessia;

. Tirando uma povoação que fica junto à segunda estação (Campolugar km. 10) nada mais existe pelo camiño à excepção de casas isoladas ou quintas. Tampouco se vislumbra vivalma.

. Apesar de termos partido com os CamelBak repletos de água esta veio a faltar a cerca de 15 kms. do final situação que revelou complicada de gerir embora, felizmente, o
calor se fosse reduzindo com o passar das horas.

. Dois furos (todos "não tubeless") que tiveram de ser resolvidos "ao sol" na ausência de quaisquer sombras.

. Uma pequena queda da Patrícia que sofreu um arranhão ligeiro na perna direita obrigou a nova pausa adicional (ao sol bem entendido).

. Na povoação de Logrosan, no final, ninguém vendia garrafas de 1.5l. pelo que apenas as encontrei num supermercado.

A pista está em magnífico estado (foi terminada recentemente) e consta de um tapete de tout-venant bem compactado sobre o balastro excepto num troço de cerca de 2 quilómetros uma vez que aí a ferrovia foi "engolida" por um milharal pelo que se pedala num caminho paralelo). A
sinalização é irrepreensível.

A primeira parte tem uma vegetação mais verde e atravessa os campos irrigados das chamadas "Vegas Altas" do Guadiana. Para além de pequenos bosques aqui e ali imensos milharais e arrozais bem como canais de irrigação cruzamos igualmente os rios Guadiana e Ruecas. À
medida que vamos progredindo entramos na chamada "pre-serra" villuerquina nos 400/500 metros altitude (Villuercas – maciço montanhoso entre Tejo e Guadiana), embora a subida seja muito suave e entramos em zona de sequeiro e montado muito bonita em termos paisagísticos e ambientais.

As seis estações estão abandonadas e estão apetrechadas com bancos, estacionamento de bicicletas e um mapa explicativo porém as sombras não abundam ou pelo menos não coincidem com os bancos.

A melhor parte do percurso foi o banho proporcionado por uma daquelas gigantescas estruturas metálicas de rega que nos proporcionou um banho espontâneo e muito apreciado tendo em conta as circunstâncias climatéricas.

A cerca de dez quilómetros do final resolvi acelerar sozinho por forma a alcançar a viatura que estava 1 km. "acima" do final na abandonada estação de Logrosan. O problema foi que o ritmo acelerado ainda forçou mais a sede pelo que no final da subida cheguei completamente seco.
Foi um duro teste mas valeu a pena pegar na viatura e na água e voltar lá abaixo a tempo de ver as caras de satisfação de quem só naquela altura alcançara o final.

No final a satisfação do dever cumprido. É, sem dúvida, um lugar a revisitar.

Links:

. Imagens - http://www.costadulce.com/viaverde.html#
. Descritivo - http://es.wikipedia.org/wiki/Camino_natural_vegas_del_guadiana
Ficha Técnica - http://www.ffe.es/viasverdes/viasv_htm/vv_vegas_villuercas.htm

Sem comentários: