quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ciclista de 82 anos ia namorar e foi abalroado


Contrastando com o tom lamechas da notícia levanto algumas interrogações que julgo pertinentes:

. Quantos são os homens de 82 anos que pedalam ao invés de ocuparem a cama de um lar ou terem acabado os seus dias há muito?

. Quantos namoram com essa idade?

. Será que a sua morte não pode ser considerada gloriosa, apesar de tudo?


in JN
Vítima foi colhida mortalmente por uma carrinha quando ia a atravessar a estrada
Ontem
HELENA SILVA

Jaime Grilo, residente na Guia, em Pombal, não se separava da sua bicicleta. Pegava nela todas as tardes para visitar a mulher por quem estava apaixonado. Esta terça-feira, não se apercebeu da carrinha que o abalroou e lhe tirou a vida.

O acidente abalou a vizinhança do homem, de 82 anos, que já tinha sido avisado, por diversas vezes, para deixar de andar de bicicleta. "Apesar de ser ainda uma pessoa muito dinâmica, ele já não tinha a mesma destreza de outrora. Estávamos sempre a avisá-lo", contou um vizinho, visivelmente consternado com a situação.

Na casa da vítima, dois dos filhos eram a imagem da desolação. "Ele teimava em andar de bicicleta", contaram ao JN, revelando que, há alguns anos, já tinha sofrido uma queda que o levara ao hospital. Mas assim que recuperou, voltou a pegar na bicicleta e todos os dias ia dar uma voltinha.

Segundo os filhos, o homem estava apaixonado por uma senhora, de 70 anos, que morava algumas ruas acima, a poucos quilómetros de distância. Era com ela que Jaime Grilo passava as tardes, há já alguns anos.

"Arranjava o farnel, punha-o na bicicleta e ia ter com ela. Ali estava duas ou três horas e depois voltava para casa", explicou Noel Alexandre, um dos filhos.

A relação já tinha alguns anos. De acordo com o filho, os dois até já tinham vivido juntos, depois de terem ido a Espanha para celebrar o casamento. "Decidiram casar lá para não perderem o direito às reformas", explicou.

Apesar da experiência da vida em comum não ter resultado, os dois idosos decidiram continuar a encontrar-se. Jaime Grilo ia, todas as tardes, a casa da mulher, montado na sua bicicleta.

"Nas subidas, já levava a bicicleta à mão, mas nas rectas, ainda pedalava", explicou o filho.

Foi numa recta que, ontem, ao início da tarde, o ciclista foi colhido por uma carrinha, que se dirigia à estação de caminhos de ferro. Como fazia aquele trajecto todos os dias, o idoso ter-se-á distraído e não se terá apercebido da aproximação do veículo. Até ser tarde de mais.

A carrinha terá apanhado a roda traseira da bicicleta e o homem foi projectado para o passeio, onde bateu com a cabeça no lancil. Quando chegaram ao local, os Bombeiros de Pombal ainda tentaram reanimá-lo. Mas já não havia nada a fazer.

1 comentário:

RH disse...

E que tal fazer uma homenagem a este senhor? E ao mesmo tempo valorizar tudo aquilo que ele representava: um idoso activo, apaixonado, saudável e que infelizmente faleceu. E claro, pedir mais protecção para quem quer andar de bicicleta. Senão, notícias como estas apenas servem para desmotivar mais pessoas e fazer com que não andem de bicicleta.