terça-feira, 30 de setembro de 2008

Metade da Ponte do Freixo sem carros e entregue às bicicletas

in Jornal Público

29.09.2008, Jorge Marmelo

Passeio de cicloturismo juntou cerca de 1500 pessoas para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade

Cerca de um mês depois de a Ponte da Arrábida ter sido cortada ao trânsito para permitir a partida do Porto Bike Tour, ontem foi a vez de a Ponte do Freixo ficar parcialmente livre dos automóveis para ver passar as bicicletas. Cerca de mil e quinhentas pessoas saíram da Avenida da República, em Gaia, junto à loja do El Corte Inglés, seguiram para a travessia do Douro, desceram à marginal do Porto e, apesar de alguns percalços, seguiram até Matosinhos, regressando mais tarde, já em menor número, ao ponto de partida, comemorando a Semana Europeia da Mobilidade com um passeio organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas (FPCUB).

"Foi altamente positivo termos tido tantas pessoas a participar na iniciativa. Estas são pessoas que querem mudar o mundo", resumiu, no final do passeio, o presidente da FPCUB, José Manuel Caetano, considerando que foram alcançados os objectivos do evento: promover o uso da bicicleta nos percursos citadinos, alertar para as questões da poluição do ar, reivindicar condições de segurança e conforto para os ciclistas e contribuir para melhorar a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos.

Não obstante os bons propósitos, a circulação no sentido sul-norte da Ponte do Freixo, e nos respectivos acessos, acabou por ficar cortada durante mais tempo do que o esperado, uma vez que um dos ciclistas sofreu um acidente à saída do tabuleiro, devido à quebra de um pedal, ficando algum tempo deitado no asfalto enquanto não chegou a viatura de socorro. À espera de ordem para reatar a marcha, alguns automobilistas buzinavam já nas imediações da travessia.

Questionado pelo PÚBLICO, José Manuel Caetano lastimou o percalço, mas considerou pouco significativos os incómodos causados ao trânsito. "Tivemos a preocupação de fazer o passeio bastante rápido e a um domingo de manhã", disse, alertando, isso sim, para a má qualidade de algumas bicicletas à venda no mercado. "Se o acidente tivesse ocorrido noutras circunstâncias, aquela pessoa podia até ter sido atropelada", salientou.

Sem comentários: