quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

60 ANOS APÓS A PROCLAMAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DO HOMEM

Mensagem do Secretário-Geral da ONU

Dia dos Direitos Humanos - 10 de Dezembro de 2008


Neste Dia dos Direitos Humanos, celebramos também o 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.Redigida no meio da destruição e da miséria que reinavam após a Segunda Guerra Mundial, esta Declaração reflecte as aspirações da humanidade à prosperidade, à dignidade e à coexistência pacífica.A adopção da Declaração constitui um marco.

A Declaração é, ainda hoje, um elemento essencial da própria identidade das Nações Unidas.Os desafios que enfrentamos hoje são tão assustadores como aqueles com que se defrontaram os redactores da Declaração. Somos confrontados com uma emergência alimentar e uma crise financeira mundial.A humanidade continua a destruir o ambiente. Há repressão política em demasiados países. E, como sempre, os mais vulneráveis continuam a ser as primeiras vítimas e as mais duramente atingidas.Os mais afortunados dentre nós, que não têm sofrido os efeitos mais negativos das catástrofes, da pobreza e da instabilidade, não podem fechar os olhos. Os efeitos em cadeia das violações de direitos e da indiferença poderão, com o tempo, vir a estender-se a todo o planeta. Os direitos humanos, sobretudo a sua violação, devem unir o mundo inteiro num espírito de solidariedade.

Neste Dia dos Direitos Humanos, confio em que todos nós agiremos de acordo com a responsabilidade colectiva de defender os direitos consagrados na Declaração Universal.Só poderemos celebrar o espírito visionário de um documento tão inspirador quando os seus princípios forem de facto aplicados universalmente.

Sem comentários: