quarta-feira, 18 de março de 2009

DEUS EX MACHINA


Americano já venceu sete vezes a Volta à França
Lance Armstrong: “O meu pico de forma será no Tour de França”
17.03.2009 - 17h27
Lance Armstrong, que este ano decidiu voltar à competição depois de três anos e meio de ausência, apontou o sue “pico de forma” para 4 de Julho, dia do arranque do Tour de França, a mais importante prova de ciclismo do mundo e que o norte-americano vai tentar vencer pela oitava vez.

“Vou entrar forete no Giro [Volta à Itália]. Mas não será o meu pico”, declarou hoje Armstrong, numa longa entrevista ao jornal francês “L’Èquipe”, acerca da sua participação no Giro, no próximo mês de Maio. “Vou estar entre 90 a 100 por cento. O objectivo é fazer um bom Giro, terminar no top-10 ou no top-5. Nos três primeiros só se tudo corre mesmo muito bem!”.

À porta da sua participação no sábado na prova Milão-Sanremo, a sua primeira corrida europeia desde que regressou às competições, irá depois participar na Volta a Castela, em Espanha (23 a 27 de Março), o texano fez o ponto da situação. “Tenho de perder peso e tenho de ganhar força, fazer longas subidas como em Castela (...) e tenho de resolver um problema nas costas que não está muito bem depois da Volta à Califórnia”, conta o ciclista.

Armstrong, de 37 anos, comentou ainda o seu modesto desempenho nessa prova, no mês passado, explicando a sua mudança de posição no contra-relógio. “Voltarei à minha antiga posição. Vamos ver em Espanha, deverei estar melhor. O “crono” será de 28 quilómetros, com um líder pelo meio...”.


Ensinamentos a Contador

O heptacampeão do Tour fará uma paragem entre o fim do Giro e o início do Tour, período em que será novamente pai. “Ficarei em Aspen [Colorado] para ver o bebé, no dia 5 ou 6 de Junho. E voltarei a Nice uma semana antes do início [da Volta à França]”, contou.

Armstrong também comentou o desempenho do seu companheiro de equipa, o espanhol Alberto Contador, o grande derrotado na Paris-Nice. “Ele é o melhor do mundo. Às vezes é muito negativo e digo-lhe, com todo o respeito, que ele é muito nervoso (...) Ele é demasiado forte para ser assim tão nervoso”, explica.

“Ele pode aprender comigo, com Johan [Bruyneel, director da equipa Astana), com Ekimov (outro director desportivo). Eu sei muitas coisas de ciclismo. E o Johan também. A melhor coisa a aprender é relaxar (...) Que idade tem ele? 25, 26 anos... Ele pode aprender essas coisas ainda”, continuou Armstrong acerca da juventude do vencedor do Tour de França em 2007, do Giro e da Vuelta (Volta à Espanha) em 2008.

Quanto à corrida Milão-Sanremo no próximo sábado, o texano reconheceu que vai sem ambição para a prova. “O que me preocupa é que é um circuito técnico perigoso”. Mas, assegura, “é uma prova clássica”. “E das provas clássicas, é das mais acessíveis”.

Sem comentários: