segunda-feira, 23 de março de 2009

¿ Fortuna Audax Iuvat ?



Lance Armstrong sofre queda e abandona prova

23.03.2009 - 15h31 PÚBLICO

O ciclista norte-americano Lance Armstrong caiu hoje na primeira etapa da Volta a Castilla e León e teve que abandonar a prova.

Armstrong foi transportado de ambulância para o hospital Río Carrión, em Palencia, onde o seu estado de saúde irá ser avaliado. Um elemento da equipa de Armstrong, a Astana, indicou que a primeira apreciação apontava para uma fractura na clavícula.

A queda, que envolveu vários ciclistas, deu-se numa zona de estrada mais estreita à entrada dos últimos 20 quilómetros de uma etapa com um total de 168,3 quilómetros, que ligou Paredes de Nava a Balatanás. Lance Armstrong acabou por ficar sentado na berma, com queixas do ombro direito.

Caso se confirme a fractura de clavícula, tal implicará uma paragem de três semanas a um mês, o que coloca em causa as hipóteses do norte-americano na próxima edição da Volta a Itália, já em Maio.



O espanhol Joaquin Sobrino, da Burgos Monumental, conquistou a vitória na etapa ao sprint, com um tempo de 4h31m52s. Manuel Cardoso, da Liberty Seguros, foi o melhor português, ao ficar em quinto lugar.

A presença de Lance Armstrong na Volta a Castilla e León tinha como objectivo avaliar a forma do ciclista e vê-lo a rodar com o seu companheiro na Astana, Alberto Contador. Seria a primeira vez que os dois corriam lado a lado antes do Tour, em Julho. Esta era a quarta prova em que o ciclista norte-americano entrava desde que se retirou da competição, em 2005. No sábado o ciclista da Astana foi 125.º na clássica Milão-Sanremo.

Sem comentários: