domingo, 22 de março de 2009

Banzai!


Notícia Correio da Manhã

Veio a pedalar desde o Japão

Há sete anos que Keiichi Iwasaki viaja de bicicleta pelo Mundo com o desejo de conhecer diferentes culturas. O japonês, de 36 anos, partiu da cidade de Maebashi a 28 de Março de 2002 e desde então já percorreu 35 países. Agora, chegou a Portugal.

De passagem por Lisboa, pretende seguir até Coimbra e Porto. Depois, viaja para África. Prevê acabar a sua epopeia 'talvez daqui a cinco anos' e deverá escrever um livro de relatos.

Escolheu a bicicleta como meio de transporte porque quer estar próximo da realidade. 'Normalmente as pessoas viajam de avião, o que é mais fácil e rápido. Contudo, não podem ver as coisas de perto. Quero conhecer pessoas, ver as terras e ajudar a espalhar a paz', disse. Embora tenha passado por momentos difíceis, diz nunca ter sentido medo. 'Houve momentos de dificuldade mas gostei muito de tudo o que fiz e vivi'.

Sem patrocinadores, Keiichi garante o sustento com os truques de magia que faz por onde passa. Abandonou os estudos em química e a noiva, mas não se arrepende: 'Quero ver o Mundo'.

Em 2005 juntou-se a uma expedição internacional com 17 elementos e escalou o Evereste, a montanha mais alta do Planeta, entre o Nepal e o Tibete, e durante 35 dias percorreu num barco a remos o rio Ganges, um dos sete rios sagrados da Índia.

Joana Nogueira

Sem comentários: