sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ORANGE TREE PATH


Pure clean water, oranges, manor houses, lots of botanical species and fun. That's the Orange Tree Path in Caramulo.

Ontem, dia 20, foi tempo de rumar ao Caramulo e, em terras de Besteiros, percorrer o magnífico PR 2 TND (Tondela), subtitulado "Rota dos Laranjais". Confesso que foi, provavelmente, o mais interessante passeio pedestre, de pequena rota, que efectuei.

Fiquem com o "texto oficial" do folheto editado pela C.M.T.:

Ficha Técnica
Partida e chegada: Parque Coração de Maria.
Âmbito: Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico.
Tipo de percurso: De pequena rota, utilizando caminhos rurais, tradicionais e de montanha.
Distância a percorrer: 7,5 km em circuito.
Nível de dificuldade: 3 – Médio baixo.
Duração do Percurso: Cerca de 3 horas.
Desníveis: Moderados.
Cota máxima: 460 metros
Época aconselhada: Todo o ano.

Destaques:
• Paisagem da Serra do Caramulo
• Igreja Matriz de Castelões
• Fonte Funda
• Fonte de Chafurdo
• Moinhos de água
• Quedas de água
• Capela de Nª Senhora da Conceição
• Quinta da Cruz
• Capela de Sto António
• Cruzeiro de Vila de Rei
• Capela de São Simão
• Cruzeiro de Ribeiro
• Laranjais

Descrição do Percurso

Inicia-se esta caminhada pelo circuito de manutenção existente no Santuário do Coração de Maria, que conduz a uma visita à povoação de Portela e seguimos o caminho da igreja, em direcção a Costa da Várzea.

No Cacharral, segue-se até à povoação de Eiras para conhecer a Fonte Funda e Fonte de Chafurdo, os seus moinhos de água, o Poço Silveira, uma queda de água e o açude. A caminhada prossegue pelo caminho fundo para a localidade de Quintal, cuja toponímia nos reporta à família de Antero de Quental, que com a sua presença deu origem ao nome destas paragens, e onde pode visitar-se a capela de Nª Senhora da Conceição, as casas brasonadas e a Fonte de Stº António.

Logo a seguir, subindo o caminho do povo, encontra-se a Quinta da Cruz com uma grande extensão de castanheiros e a sua casa solarenga em ruínas, e um eucalipto centenário com uma dimensão imponente, que a 1,5m do solo apresenta um perímetro de 12m.
Ao passar a quinta, até chegar ao Cruzeiro percorre-se o Caminho das Ladaínhas, também percorrido pelos fieis no dia da Festa da Cruzes, que saindo da Igreja Matriz segue em procissão, até Guardão.

Esta é uma das celebrações religiosas mais importantes desta zona, que decorre na Quinta-feira de Ascensão, em Maio e na qual participam várias freguesias.
Continuando pelos carreiros, pouca é a distância a percorrer até Vila de Rei, aldeia com inúmeros exemplos de casas que conservam a traça tradicional utilizando maioritariamente o granito na sua construção, e onde se pode visitar a capela de Stº António. É ainda possível conhecer uma casa brasonada, o cruzeiro da aldeia, diversas almas.

É altura para uma merecida pausa no parque de São Lourenço, preparatória e necessária para em seguida vencer o declive acentuado em direcção à povoação de Figueiral, onde se vê a Capela de S. Simão e as almas, e se pode visitar a Central Eléctrica e o Poço da Grade que é uma belíssima queda de água. Este é também um local privilegiado para observar a paisagem da encosta da Serra do Caramulo que protege e envolve todo o Vale de Besteiros.
Depois, ao longo do Rio de Castelões abraçado por pomares de citrinos, segue-se pelo caminho dos moinhos onde, como o nome indica se observam alguns moinhos antigos, agora desactivados aguardando recuperação.

Atravessando o rio na Costa, segue-se pelo Rego de Regadio, nome dado pelo povo ao caminho acompanhado, de um lado e em toda a sua extensão, pelas águas de rega dos campos, do outro pelas as águas da Ribeira e pontualmente alguns moinhos.
Por fim surge a povoação de Ribeiro onde, além do cruzeiro, da ponte da aldeia e dos fontanários, se pode visitar a Igreja Matriz e percorrer a povoação ao longo dos caminhos que levam ao Santuário do Coração de Maria.

O total da distância percorrida é de 7,5km e a zona que poderá ser de algum risco é aquela em que se visitam os laranjais junto ao ribeiro, pelo que, está previsto aplicar-se em longa extensão um corrimão que a torne perfeitamente segura. Pode considerar-se de maior dificuldade o troço desde o Parque de São Lourenço até ao Figueiral, onde se atinge a cota máxima deste percurso, os 460m.

Sem comentários: