sexta-feira, 21 de agosto de 2009

DÃO TINTO


I've crossed the eight kilometres of the new Greenway of the Dão Valley in perfect harmony with nature. The good news is that they are building more 44 until Santa Comba Dão.

Estando de férias algures na Beira Alta, no passado dia 19, rumei com a Patrícia até Viseu para percorrer a famosa ecovia do Dão que percorre os primeiros 7,5 kms. (Viseu - Figueiró) da antiga ferrovia do mesmo nome actualmente desactivada.

Uma primeira palavra para a qualidade urbanística de Viseu. Embora já conhecesse a cidade, sempre a mesma me impressionou pela qualidade de vida que inspira. Desta vez, reforcei a minha convicção já que tive oportunidade de percorrer o novo troço reabilitado do rio (Parque Linear do Pavia) que foi palco de uma intervenção Polis.

Percorrida em bicicleta, desde o Fontelo até ao início da Ecovia, passando pela zona da Feira de São Mateus e ainda pela zona alta da cidade, o ambiente urbano impressiona pela sua qualidade, ao nível do melhor que se pode encontrar em qualquer cidade de média dimensão europeia. É mais um motivo de orgulho para os viseenses que carinhosamente lhe chamam "cidade jardim".


Quanto à ecovia propriamente dita só é pena a sua, ainda, pequena extensão. De resto, roça a perfeição já que se interna por lindíssimas zonas rurais sendo que a transição suburbana está longe de chocar os nossos conceitos estéticos como acontece em muitas cidades do litoral. A solução encontrada para as transições com as vias que cruza é que não agrada aos ciclistas mais habituados a ritmos de pedal elevados e constantes pois obriga a afrouxamentos e gincana permanentes exercitando a técnica de rins para vencer os obstáculos que se destinam a impedir a circulação de motociclos.

As boas notícias, todavia, estão aí: após a assinatura do protocolo, por parte dos três municípios abrangidos (Viseu, Tondela e Santa Comba Dão) as obras, na extensão de 44 kms., estão já em marcha em diversas frentes. Tive oportunidade de o comprovar, quer em Figueiró (final deste troço), quer em Tonda (concelho de Tondela) e é de esperar que, a curto prazo, se não na sua totalidade, pelo menos em parte, se possa percorrer uma distância ainda maior ao longo do estupendo Vale do Dão.


A este propósito veja-se este clip que é bem ilustrativo do que está em causa. Estou, naturalmente ansioso para que isso aconteça já que pode ser um programa interessante estacionar o carro em Santa Comba, percorrer 50 kms. até Viseu, almoçar e regressar tranquilamente de tarde.

Referência ainda para o Parque do Fontelo com um coberto vegetal interessantíssimo, com predomínio do carvalho e onde nem sequer falta algum desnível proporcionando um pedalar muito agradável nos seus dez hectares. Pena o exagero de alguns betetístas que, desrespeitando aquele princípio que diz "circula pelos trilhos existentes e não cries novos" vão acrescentando pistas inúteis que apenas servem para degradar. Depois admirem-se das restrições que vão sendo criadas.

PS: a data das fotos está, naturalmente, errada, deve ler-se 19/08/2009

Sem comentários: