quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SEE YOU, SEE ME!


No  domingo passado a incursão pela zona das Caldas da Rainha começou mais tarde e, consequentemente, acabou depois do pôr-do-sol. Assim foi necessário adoptar a “configuração nocturna", constituída pelas lentes transparentes integrais, mini tiras reflectoras dos raios das rodas, luz Sigma Triled e triplo led traseiro.

O respectivo teste prático e por força das circunstâncias, que durou mais de hora hora nocturna, foi concluído com sucesso seja do ponto de vista do “ver” como do “ser visto”:

  • lentes transparentes brancas – permitem uma visão integral tal como se não usássemos óculos não filtrando a luz e adequadas portanto ao ambiente nocturno.
  • mini-tiras 3M para os raios - iluminam-se com o reflexo das luzes e permitem sermos vistos lateralmente o que, normalmente, é descurado por muita gente.
  • luz vermelha traseira - em formato de rim com três led's e que deu perfeitamente conta do recado e permitiu ser visto sem problemas. Normalmente usa-se em modo intermitente já que se torna mais visível. Todavia deve, em zonas muito escuras e se somos seguidos por outro ciclista, ser mudado para o modo contínuo para não o encadear. Usa duas pilhas AAA que, no meu caso, são alcalinas, já tem uma longa duração (as recarregáveis perdem a carga muito depressa e implicam uma recarga periódica).
  • Sigma Triled – frontal de três leds, em modo intermitente, perante o trânsito para sermos vistos e fixo, em zonas escuras, permitindo iluminar o caminho minimamente e prosseguir sem problemas. Inclusivamente uma viatura que se preparava para iniciar a ultrapassagem, abortou a manobra ao encarar a uma distância relativamente longa a luz frontal a piscar, sinal da validade do aparato luminoso. Funciona com três pilhas AA.
Trata-se de material muito leve de transportar e que faz parte do trem que sempre levo para qualquer incursão no fundo da mochila. Como diz o povo - quem vai para o mar avia-se em terra. Pode fazer toda a diferença.

Sem comentários: