sexta-feira, 12 de março de 2010

E LÁ FOI ELE DE LISBOA A SANTIAGO EM AUTONOMIA - PRÓLOGO


Texto: Miguel Sampaio


Pois é mais uma viagem. Tudo começou à 8 meses toda esta a preparação. 

Tinha pouca informação respeitante a este caminho, apenas alguns tópicos. Fui para a net e à que indagar. 

Muitas horas passaram a estudar e a fazer perguntas no Fórumbtt, que foi sem duvida uma fonte muito preciosa de informação. Consegui então o track GPS e foi o pontapé de saída para começar aprofundar mais os sítios por onde iria passar.

Curiosamente mandei vir de Espanha um guia sobre este caminho ( Lisboa, Tomar, Porto, Santiago) escrito pelo senhor John Brierley, que o fez tirando apontamentos muito interessantes sobre locais e a sua história. 

Guia muito bem elaborado, com muita informação e que foi minha companhia, prá além dum outro editado pela Associação Galega dos Amigos de Santiago.

Foi sem dúvida uma experiência fantástica esta de fazer o “Caminho” sozinho. Muitas vozes se levantaram em demover-me chamando-me de doido, inconsciente, eu sei lá que mais. Mas digo-vos que nunca me senti sozinho bem pelo contrário. O prazer de contemplar á minha vontade sem pressas nem stress fez da viagem um momento fenomenal.

Numa aventura destas o factor físico e psicológico são peças fundamentais para o sucesso do mesmo. Sabia perfeitamente dos riscos que uma aventura/viagem acarretam.

No entanto tinha em mente que não poderia arriscar nem facilitar em nada porque poderia haver situações de risco e por um simples capricho poderia deitar tudo a perder.

Fisicamente, sentia-me a melhorar pois tinha feito recentemente um intervenção cirúrgica ao ombro que levou a estar inactivo cerca de 1 mês.

O factor psicológico é que estava um pouco débil e indeciso devido a todas as investidas que tinha levado

Muitos adiamentos tive, por isto ou por aquilo até que chegou a uma determinada altura que decidi mesmo avançar e engraçado que as vozes negativas e silenciosas passaram a ser um enorme incentivo para eu arrancar com a aventura ou seja, começou tudo a funcionar ao contrário.

Levada a Marin Palissades e alforges para Lisboa pelo meu sobrinho João, foi então a contagem decrescente. 

No dia anterior à minha partida lá me meti no comboio de manhã para ser recebido pelo padre João Caniço http://www.paroquias.org/noticias.php?n=1449 do qual foi também um fonte de inspiração devido á situação gravíssima em que se encontrou.

A conversa foi reconfortante e sempre a dar pormenores da minha aventura bem como a própria aventura deste padre.

No dia seguinte às 7 da manhã  o meu sobrinho lá me levou para a Sé de Lisboa para depois arrancar com a aventura. Obrigado João.

Ainda no Porto tinha colocado no Fórum BTT um tópico apenas por brincadeira que o intitulei por “ E lá vou eu de Lisboa a Santiago” e que se revelou para mim uma autentica surpresa e inclusive de admiração por todos vocês que realmente foram também peças fundamentais e anímicas para mim. 

Tinha visto que a Confreira ORB2 estava também ela entusiasmada com isto e perguntei-lhe se não queria ser a minha interlocutora no fórum o que rapidamente aceitou e que grande trabalho ela fez e, acho mesmo que foi a primeira vez que vocês estavam ao corrente da minha viagem antes de eu dizer fosse o que fosse.

À ORB2, ao Manuel Miranda, ao José Rodrigues, Rui Carvalho o meu muito obrigado pelas vossas noticias dadas no ForumBtt no decorrer da minha viagem. Como dizem os espanhóis “ Precioso”

Sem comentários: