domingo, 21 de março de 2010

NÃO SUJAR PORTUGAL - DAY ONE - 21MAR10


Excelente iniciativa. Por motivos profissionais não pude participar. Ainda assim tenho a consciência tranquila pois sou daqueles que julgo ter um comportamento irrepreensível em matéria ambiental.

Obviamente que, limpar todas as lixeiras e vazadouros ilegais, é "missão impossível" tal a dimensão do problema entre nós. Sou daqueles que admitem que os portugueses têm uma relação grave com o lixo. Basta ver as bermas das estradas para se entender como nos é culturalmente endémico tomarmos o ambiente como um imenso vazadouro.

Quem, como eu, pedala pelas florestas e ambiente rurais, não pode deixar de se impressionar com a dimensão do fenómeno. O mais grave é que, alguns de nós, betetistas, são os primeiros a prevaricarem alinhando no desporto nacional de se livrarem do lixo "borda fora".

Tal como diz e bem o nosso Presidente da República, a iniciativa "Limpar Portugal" serve para alertar os portugueses sobre o problema e, acima de tudo, prepara o day after, quer dizer, começa agora a campanha "Não Sujar Portugal" porventura mais importante que o "Limpar".

Sem comentários: