domingo, 21 de março de 2010

E LÁ VAI ELE DE LISBOA A SANTIAGO EM AUTONOMIA - DE LISBOA A SANTARÉM


Texto e Foto: Miguel Sampaio

Dia 19 de Agosto de 2009, 4ªfeira, de Lisboa a Santarém

Quanto á aventura em si, além de ser duro fisicamente principalmente a seguir a Santarém até Coimbra, está pessimamente mal marcado com as setas amarelas, entra em estradas nacionais altamente perigosas devido ao seu tráfego. Valeu algumas anotações que o Confrade Pedro Roque me tinha dado e que foram preciosas no contornar destas situações. Bifurcações com 3 ou 4 caminhos e sem orientação nenhuma, valeu-me realmente o trabalho de casa no GPS, inclusive apanhei peregrinos completamente desorientados na montanha. Eu mais parecia o reboque do ACP a colocá-los novamente no trilho mas que me deu grande satisfação em fazê-lo.

As paisagens mudam suavemente sempre que rolava.

No princípio entre Lisboa/Santarém que são cerca de 95 kms. Pena realmente as nacionais 10 e 3 mas o trajecto ribeirinho de Alhandra até V.F.Xira com o Tejo sempre acompanhar foi espectacular com a grande quantidade de plantas e flores muito bem cuidadas.

Depois são sempre estradões rolantes aonde grandes extensões de tomatais, vinhas e milho são uma constante. Um aspecto bem negativo são os ribeiros que por aqui abundam completamente podres.

Apanhei já aqui temperaturas de 32º. Parei em Azambuja num pequeno aeródromo que fui espectacularmente bem recebido pelo Sr. Manuel Brites e a D.Vera Cruz que depois de 1 hora de conversa, descanso e 2 cervejas o Sr. Manuel Brites, ele poeta, dorido da vida, me faz um poema sobre a minha aventura com lágrimas a correr-lhe


“ Ó meu Deus Nosso Senhor,
para que eu não sinta dor, 
torna perto o meu caminho,
para esta caminhada,
sei que não custa nada,
mesmo eu indo sozinho”

Daqui em diante são grandes extensões de propriedades de tomates e vinhas. Começo a ter pensar em provar uns tomates. Bem dito meu feito. Meia duzia de tomates pró bucho. 

Depois deu-se o insolito de um vulto numa carrinha de distribuição de generos alimenticios e que vinha atrás de mim começou a buzinar. Parei e logo ele se pôs ao meu lado e disse 

" Ó amigo vocé vai sozinho? " 

" Claro, vou para Santiago"

" eu estou-me a passar da cabeça e vou um dia fazer uma coisa dessas nem que seja pró estrangeiro porque já me estou a passar da cabeça com esta m......da. A minha mulher diz que eu estou maluco mas eu querto lá saber". 

Isto é o " Caminho".

Depois da saída de Azambuja vou em direcção a Reguengo passando pelas quintas de Alqueidão, Mota Frade e Valada passando por cima do enorme dique do Tejo até Porto Muge. È muito engraçado o trajecto visto que se o faz em cima do dique com o Tejo sempre acompanhar ao meu lado direito. Continuo a atravessar mais algumas herdades ladeada de vinhas até Ómnias.

Depois de 90 kms feitos eis que começo a notar uma enorme montanha ao fundo do estradão e começo a pensar “aquilo é Santarém??? Chiça tenho que subir aquilo tudo!!! que grande gaita.” Bem, era alcatrão, mas que é inclinado ai isso é. 

Procurar Bombeiros Voluntários de Santarém que eram do outro lado da cidade e em baixo. Lá vou eu chego e peço guarida o que é recusada por terem ordens expressas para recusarem toda a gente que o faça visto o salão estar reservado para reuniões, ai eu perguntei “ mesmo só para esta noite!!! Mesmo para esta noite.” Disseram mesmo para escrever para lá a demonstrar o meu desagrado.

Fiquei abismado pois tinha muito boas referências deste quartel. Eu sei que os Bombeiros Voluntários não têm essa obrigação mas receber uma notícia assim e com 2 pedras na mão é obra. Mas tudo bem, “siga prá frente que atrás vem gente.”

Santarém á noite é espectacular com a quantidade de pessoas que anda na rua ou seja 0. "Mas aonde está o pessoal?"   

Fui comer a um restaurante um pouco escondido lá numa quelha, bebi umas cervejas pretas alemãs e um bitoque entretanto a dona mete conversa comigo e começa falar comigo mas muito "ZEN". Como eu já tinha enfardado 2 brutas cervejas alemãs o " ZEN " parecia um besouro e já não estava a perceber nenhum do que maga me estava a dizer e os olhos já se me reviravam. Pensei "ela é boa para adormecer meninos.

Vou-me embora senão adormeço no colo dela...

Sem comentários: