segunda-feira, 22 de março de 2010

E LÁ VAI ELE DE LISBOA A SANTIAGO EM AUTONOMIA - DE MEALHADA A OLIVEIRA DE AZEMEIS



texto e foto: Miguel Sampaio
Dia 23 de Agosto, Domingo, de Mealhada a Oliveira de Azeméis)

Saída do Resort ás horas combinadas para não interferir com o movimento intenso da caminhada de cada um e quando estou para sair tenho uma “prenda” na roda de trás. Toca a arranjar o furo. Deve ter sido durante a noite que o pneu não deve ter gostado dos roncos.

Lá parti com as minhas calmas apanhando o Amaro na sua caminhada uns bons 12 kms á frente. Meia de conversa e os 3 espanhóis já lá iam.

Este trajecto é maioritariamente feito pela estrada Real, passando por Anadia, Avelãs de Caminho, (que se julga ter sido um dos locais de paragem da comitiva Real aonde se instalava no Paço e que agora só existem alguns vestígios), Aguada de Baixo, Águeda (um dos pontos de apoio fundamentais dos caminhos de Santiago mesmo até albergando a própria Rainha Santa Isabel na sua peregrinação), onde a seguir passo pela ponte medieval do Marnel, pela ponte do Vouga, Serém de Cima, Asseilhó, Albergaria a Velha aonde apanho os 3 espanhóis sentados numa esplanada da churrascaria “ Ilha da Brasa”, a esbracejar com umas cervejolas  minha espera para almoçar. Sim senhor, Ballé! Gargalhadas e logo a seguir um deles já tinha uma “Isostar Bock” a caminho da minha mão.

Isto também é o “Caminho”

Diga-se que neste restaurante fomos espectacularmente bem recebidos pois o dono, emigrante na Venezuela, meteu logo ali conversa e que, bem servidos fomos.

Arrancamos para Oliveira de Azeméis com um certo peso nas pernas, mas temos que ir tomar outro café para arrebitar nuestros hermanos pois faltavam cerca de 30 kms

Em Bemposta passa-se por um local com uma vista fabulosa aonde se avista a Ria de Aveiro desde Ovar e em frente o mar. Sigo por Besteiros passando pela Ponte do Sr.ª da Ponte até chegar a Oliveira de Azeméis onde ficamos instalados no Resort local dos Bombeiros e diga-se que com uma bruta sala de pc’s e internet ao dispor.

Sem comentários: