quinta-feira, 11 de março de 2010

Os ciclistas da juventude hitleriana que andaram pelo Reino Unido a espiar

 

Notícia Público online - 11MAR10 - Por Dulce Furtado

A organização juvenil da Alemanha nazi quis estabelecer uma cooperação com os escuteiros de Baden Powell.

Grupos de ciclistas a rodarem pelas estradas secundárias do Reino Unido não são habitualmente uma visão inspiradora de receios. Mas no Verão de 1937, na recta de entrada na II Guerra Mundial, quando esses ciclistas eram rapazes da juventude hitleriana, as sinetas de alarme soaram no MI5.

Notificações oficiais daquela época, recortes de jornais, cartas e fotografias dos acontecimentos foram agora reveladas pelos Arquivos Nacionais de Kent. Entre eles, estão relatórios de agentes dos serviços secretos britânicos, convencidos de que os "grupos de ciclistas nazis" - sete foram identificados - estavam no país "com instruções" para espiar.

Sob ordem directa do chefe do MI5, Vernon Kell, os polícias mantiveram debaixo de olhos estes ciclistas nas suas visitas a escolas, jantares em clubes de campo, estadias em acampamentos de escuteiros e em paragens em fábricas e igrejas, que fotografavam.

Os media locais depressa aderiram à vaga de desconfiança, falando do perigo que representavam os "spyclists" nazis - expressão criada pelo jornal "Daily Herald", num jogo com as palavras espiões e ciclistas, com base num artigo "suspeito" publicado meses antes numa revista alemã de ciclismo.

"Memorizem estradas e caminhos, vilas e cidades, torres de igreja e outros marcos para não mais os esquecerem. Atravessem as pontes de forma a poderem ser capazes de as voltar a passar no escuro. Talvez venham a utilizar essas informações em benefício da pátria mãe", aconselhava a publicação germânica.

Estes receios aumentaram mais ainda quando o fundador dos escuteiros, Lord Baden Powell, respondeu entusiasticamente à oferta de colaboração com a juventude hitleriana, durante encontros amigáveis com o embaixador alemão, Joachim von Ribbentrop, e figuras de proa do movimento juvenil de Hitler, incluindo Jochen Benemann, que fora para Londres no início de 1937 supostamente para estudar inglês. Baden Powell chegou mesmo a ser convidado a visitar Hitler.

As propostas de cooperação entre as duas organizações - com os nazis a oferecerem até levantar a proibição dos uniformes de escuteiro na Alemanha - foram chumbadas pelo MI5, assim como qualquer espécie de "relacionamentos próximos". Ironicamente Baden Powell nunca soube que o seu nome estava no "Livro Negro", a lista das SS de pessoas que deviam ser presas se a Alemanha invadisse o Reino Unido.

Sem comentários: