quinta-feira, 1 de julho de 2010

CAMINHO D'ESTE - Segunda Parte - Etapa Um - Antevisão



GUARDA - TRANCOSO - PENEDONO - SÃO JOÃO DA PESQUEIRA - PINHÃO
Data prevista 21JUL10


A primeira etapa desta segunda fase do Caminho d'Este ligará a Guarda ao Pinhão numa distância de mais de cem quilómetros.

Pelo meio das serranias passaremos a histórica cidade de Trancoso com os seus inúmeros pontos focais. Sobre esta cidade (pertencente ao conjunto das Aldeias Históricas) pode ler-se:

Trancoso encontra-se hoje rodeada de muralhas, da época dionisiana, com um belo castelo, também medieval, a coroar esse majestoso conjunto fortificado. Com os seus numerosos monumentos, da arquitectura civil e religiosa, constitui um dos mais expressivos e belos centros históricos do país, visitado anualmente por muitos milhares de pessoas. Destacam-se, entre todos, as igrejas paroquiais de Santa Maria e de São Pedro, a Casa dos Arcos, do século XVI, a igreja da Misericórdia, a Casa do Gato Preto (um curioso edifício do antigo bairro judaico), e o Pelourinho, bela peça do mais puro estilo manuelino. Não esquecendo a antiguidade, porém, Trancoso mantêm traços medievais no centro histórico quase inalteráveis, sendo o exterior um meio urbano já moderno e planeado. (Wikipedia)

Natural será que nos detenhamos demoradamente cerrando repetidamente o obturador fotográfico ao mesmo tempo que calcorreamos o seu centro histórico...

Depois segue-se Penedono, já no distrito de Viseu, a mais de 900 metros de altitude, cujas torres castelares apresentam singulares formas geométricas que evocam lendas de antanho, contos imemoriais perdidos no tempo...

Entraremos, por fim, no Alto Douro Vinhateiro, mantendo a altitude em São João da Pesqueira, o coração do licoroso Vinho do Porto. Depois é a descida para uma das povoações mais típicas do Douro e já na sua margem direita e em terras de Vila Real: o Pinhão.

Em poucos quilómetros passaremos abaixo da centena de metros de altitude para o descanso merecido do final desta primeira etapa.

Sem comentários: