quinta-feira, 1 de julho de 2010
CAMINHO D'ESTE - Segunda Parte - Etapa Dois - Antevisão
PINHÃO - SABROSA - JALES - VILA POUCA DE AGUIAR - VIDAGO - CHAVES
Data Prevista 29JUL10
Como dizia Fernando Pessoa: "Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce".
Pus-me a decalcar os tracks que para aqui tenho em arquivo em cima da pantalla do Google Earth e rapidamente ficou delineado o track do segundo dia.
Há uma alteração relativamente ao plano inicial de seguir via Alijó / Murça / Valpaços já que a coisa fica mais facilitada se tomarmos a direcção de Sabrosa / Vila Pouca de Aguiar.
O início vai ser terrível já que se sobe dos 90 metros do Pinhão para os quase 700 de Sabrosa. Depois segue-se para N, cruza-se o IP4 e penetra-se na serra de Jales, circula-se na zona dos 1000 metros e percorrem-se os trilhos das misteriosas minas de Ouro.
Chega-se a Vila Pouca de Aguiar, descendo das alturas de Jales, e segue-se a antiga ferrovia do Corgo que nos conduzirá, finalmente, a Chaves.
Pelo caminho vai ser uma festa para os sentidos. Para além das recordações do antigo caminho de ferro, consubstânciada no traçado, nas antigas estações passaremos por mais de 90% da produção de água mineral gaseificada do país: os locais paradisíacos e os nomes mágicos suceder-se-ão: Pedras Salgadas, Campilho, Salus e Vidago com os seus parques românticos e os hotéis belle-epoque.
A coisa terminará em beleza com um jantar substantivo na "Adega do Faustino" que servirá a condizer com o apetite acumulado ao longo da quase centena de quilómetros e da altimetria monstruosa acumulada.
Enfim, será uma jornada de BTT épica sem perder de vista que mais se seguirá até ao túmulo do apóstolo nos dias seguintes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário