Vou começar a minha colaboração neste blogue, a fazer batota. Isto porque vou colocar um artigo que já tinha escrito no Facebook, mas que pela sua pertinência, acho que faz todo o sentido resgatá-lo para esta nova audiência. (ou pelo menos eu gosto de pensar que sim)
Embora São Francisco tenha um pouco mais de população, a diferença é pequena (800.000 vs 560.000 nas cidades propriamente ditas, e 3.2M vs 2.8M se considerarmos os arredores), e as densidades populacionais das duas são idênticas.
Ora sempre que se fala em utilizar a bicicleta em Lisboa, o "bicho papão" de que toda a gente fala logo, são as 7 colinas... "é muito difícil pedalar em Lisboa... é tudo a subir!" De seguida vem a desculpa de não existirem infraestruturas, que é perigoso andar na estrada.
Ao ler o texto da Wikitravel sobre SF, pode-se ler:
Do not be misled by maps depicting the city's strict, regular street grid, as even the straightest of San Francisco's streets might include steep hills (...) But overall, San Francisco is one of the most bike-friendly cities in the United States despite its hilly terrain.
Um "passeio" 3D no Google Earth, dá para perceber o relevo das cidades - ambas têm zonas com grandes declives (talvez mais acentuado em SF, segundo quem conhece bem as duas cidades), mas grande parte é plana ou quase - no caso de Lisboa, 65% da cidade tem uma pendente inferior a 5% ou seja, é muito fácil pedalar nessas zonas...
Neste excelente mapa feito pela SF Bicycle Coalition, podem ver as inclinações das ruas de SF: http://www.sfbike.org/download/map.pdf (para quando um mapa de Lisboa deste género?)
E sim, SF está em 8º lugar no top das cidades mundiais para se andar de bicicleta, e não há assim tantas ciclovias na cidade... na maior parte dos casos, as bicicletas andam na estrada. E há carros "a dar c'um pau", (não estivessemos nós a falar de uma cidade dos EUA - o país com mais carros per capita: 735 por cada 1000 pessoas; nós estamos em 14º lugar, com 537 carros por cada 1000 pessoas).
Então o que faz São Francisco uma cidade bike-friendly? Não tenho a menor dúvida que é o facto de já terem atingido a "massa-critica" de ciclistas (estima-se que cerca de 40.000 pessoas utilizem a bicicleta diáriamente para se deslocarem para o trabalho) e esse é o maior contributo para se andar bem de bicicleta numa cidade.
Por isso, não me venham com a conversa de que Lisboa não é boa para andar de bicicleta, que tem muitas subidas e poucas infraestruturas para o efeito... o que Lisboa não tem, é muita gente a andar de bicicleta!
Como o meu amigo Gonçalo comentou no Facebook, as "sete colinas", são as da "preguiça", "status", "cagança", "novo-riquismo", "burguesismo", "desconhecimento" e "nem-quero-saber".
Quando atingirmos a nossa "massa-crítica", aí sim, já vão perceber o que é uma cidade "bike friendly".
Sem comentários:
Enviar um comentário