terça-feira, 29 de novembro de 2011

DE NOVO UM PASSEIO PERFEITO

JPP and CN in the road near Monsaraz

27 de Novembro de 2011
Dia de São Virgílio
80 kms.
1300 m. acumulado

Texto e Fotos: PRoque

A proposta, que constava da ligação em BTT entre Évora e a altaneira Monsaraz, tinha tudo para dar certo. Ora, sabendo nós que a Lei de Murphy, malgré tout, é absolutamente excepcional, não é de admirar que no final tudo tenha dado certo bem como, igualmente, o grau de satisfação tenha sido elevadíssimo.

Para além da companhia de dois grandes amigos de longa data (Cláudio Nogueira e João Pedro Pina) no início alinharam quatro outros elementos de Évora se bem que, a dada altura, tenham optado por abreviar o caminho até Monsaraz seguindo por asfalto.


Monsaraz sightseeing

O tempo seco, que contribuiu para a firmeza dos terrenos transformaram a incursão numa espécie de passeio primaveril inclusive em alguns trilhos que, de outro modo, seriam lamaçais temíveis.

De resto o sol é um factor acrescido de bem estar: predispõe bem, ilumina tudo - inclusivamente a alma - melhora os registos fotográficos e enobrece a paisagem. E foi com um destes alegres dias soalheiros que seguimos, cruzando ainda bem cedo o centro histórico de Évora antes de nos internarmos nos campos alternando as zonas planas com os rompe-pernas que tão bem caracterizam o Alentejo.

JPP, me and CN at the Monsaraz Plaza de Toros

Destaque para as zonas de águas represadas a proporcionarem as vistas desafogadas à medida que o cabeço de Monsaraz começava a surgir no horizonte.

A paragem em Montoito foi um must. Junto à cafeteria o habitual "grupo da sueca" de reformados um dos quais se havia deslocado numa clássica Ye-Ye de um verde metalizado lindíssimo e a quem prometi que a sua foto iria "para o Facebook" ("o qu'é isso, home?") além dos coloridos comentários habituais quando as duas tribos se encontram.
Uma reluzente clássica em Montoito

Para o final estava guardado o melhor pedaço: o uma colina sobranceira a uma das aldeias com rampas íngremes ascendentes e descendentes, o Menir do Outeiro e a dura calçada que ascende a Monsaraz.

No final a detente com as magníficas vistas sobre os olivais, vinhas e o intenso azul do Guadiana represado no magno lago do Alqueva, as incontornáveis umas fotos na plaza de toros e um reconfortante snack na esplanada de um bar local.

Magnífico! Esta foi uma incursão inesquecível. Provavelmente mais um passeio perfeito.


CN and JPP arriving at Monsaraz

Sem comentários: