sexta-feira, 4 de maio de 2012

SETÚBAL - ODEMIRA - TAVIRA EM BTT E A SOLO



Mesmo a solo há que manter a tradição.

De facto, após 5 edições do "Raide BTT Setúbal - Odemira - Algarve" de iniciativa da FPCUB, de que era co-autor e que se realizou até 2010, resolvi, após um ano de interregno, repetir a façanha a solo naquela que foi a edição mais longa de sempre pois tratou-se de ligar, no segundo dia, Odemira até Tavira numa extensão de 160 kms.

Tal travessia teve lugar na Páscoa passada.

O primeiro dia foram os habituais 140 kms. com algumas novidades. A primeira foi a passagem pela urbanização da "Herdade da Comporta" com um conjunto de arruamentos ainda em construção que deixam circular no arenoso pinhal e que  permitem, após a Praia do Carvalhal, entrar diretamente na estrada mais para sul já muito perto de Pinheiro da Cruz. A segunda foi na N 120, pouco depois da forte descida e da travessia da Ribeira do Torgal, seguirmos o traçado da GR 11 que nos conduziu a Odemira por trilhos fantásticos acrescentando mais todo-terreno de qualidade à travessia.

No segundo dia, perante a extensa quilometragem e com os aguaceiros previstos optei por seguir até Boavista dos Pinheiros e daí pela estrada deserta até à Fonte Santa, ao invés do trilho do Rio Mira que, previsivelmente, deveria de estar impróprio para circular em virtude da lama.

Foi um dia inteiro a pedalar e achegada a Tavira a dar-se com o pôr do sol.

O grau de cansaço foi semelhante ao de satisfação.

Os dados são os seguintes:

Etapa 1 - Setúbal (Tróia) Odemira, 140 kms., 2.242 m. de acumulado

Etapa 2 - Odemira Tavira, 159 kms., 2.647 m de acumulado

3 comentários:

Romão disse...

Os links dos percursos não funcionam.

Unknown disse...

Seria possivel disponibuilizar o track do 1ª dia.
email - rebelo.francisco@gmail.com

Unknown disse...

seria possivel disponibilizar o track do 1ª dia ?
rebelo.francisco@gmail.com