sexta-feira, 6 de julho de 2012

VIA ALGARVIANA - MAGNA DUREZA V


Algarviana's Final Cut

UM LEVE EXCURSIONISMO VELOCIPÉDICO


DIA 4 – BARÃO DE SÃO JOÃO (LAGOS) - CABO DE SÃO VICENTE
41,220 kms. – 549 m. de Altitude Positiva Acumulada (Garmin Data)

Sectores 13 e 14

ABSTRACT: This was beyound any doubt the stage of consecration. In fact, either by distance or by altimetry but above all by the inevitable comparison with any of the three previous days, we were faced with a simple and nice bike ride.

Esta era, inevitavelmente, a etapa de consagração. De facto, seja pela distância, seja pela altimetria mas sobretudo, pela inevitável comparação com qualquer dos três dias anteriores, estávamos perante um simples passeio de bicicleta.

Ainda assim o arranque correspondeu à maior dificuldade altimétrica do dia com um gradiente pouco suave na subida pelo enorme pinhal da Mata de Barão de São João até chegarmos a um parque eólico. Sabemos, por dolorosa experiência que, numa travessia de vários dias, os quilómetros iniciais são sempre trabalhosos pelo cansaço muscular acumulado e aqui a regra não foi excepcionada. De facto a subida iniciou-se logo ab initio sem qualquer intróito que nos permitisse rolar em plano umas centenas de metros que fosse.
Sem embargo, dois quilómetros após, a dificuldade estava superada e internamo-nos, de novo, numa paisagem tipicamente serrana com a sucessão típica de montes e vales embora, uns e outros, fossem suavíssimos comparativamente com o que havíamos vencido anteriormente.

Um golpe de teatro ia comprometendo a incursão: um dos jockeys do desviador traseiro resolveu gripar esticando a corrente e a mola do mecanismo e quase comprometendo a sua integridade e a possibilidade de progredir até final. Instalou-se, por momentos, aquela sensação de morrer na praia . Todavia, com calma lá, se resolveu o assunto embora condicionando o andamento que agora ficou limitado às relações mais elevadas (os carretos maiores da cassete falhavam). Ainda assim nada que comprometesse irreversivelmente o andamento já que através do alternar entre 32 e 22 dentes se conseguia prosseguir.

A partir das Sesmarias a paisagem muda entrando-se numa zona de planalto agrícola muito semelhante à ideia que se tem dos montes alentejanos e das extensões cerealíferas - esta região era outrora o celeiro do Algarve. E, pela primeira vez em toda a travessia cruzamos a N125 e aproximamo-nos do litoral sul. Chegamos então a Vila do Bispo onde paramos para retemperar as nossas energias.

Entramos no sector final a caminho do mítico cabo, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina e, pelo meio de extensos campos agrícolas num ondulado suave que permitia pedalar de modo bastante rápido, a presença do farol do cabo, ao fundo, começa a impor-se e a anunciar o final da travessia.

Avançamos por estreitos caminhos planos e pavimentados percorridos a uma velocidade cada vez maior até encontrarmos a N628 que abandonamos a menos de um quilómetro do final para percorrermos essa derradeira distância junto às falésias pelo meio de um piso de lapiás calcário impossível de ser pedalado, que implicou um ultimo esforço até se atingir a glória e o Cabo de São Vicente 320 kms. e 7840 metros de acumulado depois.

O grau de satisfação e alívio só foi proporcional ao da intensidade da dureza da travessia.

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