quinta-feira, 22 de maio de 2014

PELA ECOPISTA NAS TERRAS DE BASTO



foto daqui

Ecopista do Tâmega
Amarante, Celorico de Basto e Mondim de Basto
39 kms. (78 kms. nos dois sentidos)
A+ 410 metros (sentido ascendente)

A Ecopista do Tâmega corre bem o risco de poder ser considerada a mais bela de Portugal. A subida do rio a partir de Amarante e durante cerca de quarenta quilómetros é digna de um catálogo onírico feito pela inspiração divina e absolutamente marcante nos nossos sentidos.

Tudo se conjuga: uma recuperação notável de parte do traçado ferroviário de via estreita, inaugurado em 1931 e que ligava a Livração (linha do Douro) a Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto); um enquadramento paisagístico do melhor que temos visto com um dramatismo indelével conferido pelo vale escarpado de um Tâmega que corre muitos metros abaixo indiferente às circunstâncias humanas; a passagem por cenários bucólicos de paisagem humanizada das terras de Basto com o verde perene, as estações e apeadeiros, as vinhas em latada, as aldeias e casas senhoriais tudo bem enquadrado e sem representar qualquer choque.

O traçado, não sendo plano, é dócil de percorrer ou não fosse uma ferrovia. Ainda assim os 410 metros no sentido ascendente dão o toque aeróbico que acrescenta valor ao percurso. As estações e as pontes sucedem-se: Amarante, o túnel de Gatão a conferir uma aura de mistério ao percurso, Gatão com as latadas de vinho verde, Chapa, as pontes de Santa Natália e das Carvalhas que transpõem as ribeiras do mesmo nome que escorrem da montanha, Codeçoso, Lourido, Celorico de Basto onde se situa o centro interpretativo, Britelo, Freixedo, a pontes de Frexedo e imponente ponte de Matamá sobre um vale imenso, Mondim de Basto com magníficos azulejos das atividades agrícolas mas a necessitar de restauro, Padredo, Cânedo, Vila Nune e Arco de Baúlhe terminus e onde se encontra um espaço museológico ferroviário bastante interessante.

Mas a pièce de resistence é mesmo a omnipresença da visão do Monte Farinha com o santuário da Senhora da Graça no topo dos seus quase mil metros e que surge isolado e imponente na paisagem.

Percorrer estes 80 quilómetros de bicicleta foi um ato recompensador e nem a chuva e o granizo retiram o que fosse à satisfação. Bem pelo contrário.

Fiquem com este video delicioso...

Sem comentários: