quarta-feira, 4 de junho de 2014

TOWARD SOUTH


Dia 1 - Setúbal (Tróia) Odemira - 137 kms., 2200 m. A+
Dia 2 - Odemira - Praia da Falésia (Albufeira) - 111 kms. - 2100 m. A+


Tratou-se de continuar um projeto que teve lugar, pela primeira vez, em 2006 no âmbito da FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta e contou com cinco edições até 2010 .

Foi um projeto que desenhei com o Rui Sousa e que exigiu um levantamento dos traçados muito trabalhoso pois pouco havia registado em GPS naqueles terrenos. A fórmula teve grande sucesso embora fortemente elitista já que as distâncias eram de respeito e a logística implicava, necessariamente, que as inscrições fossem em número contido. Tratava-se de uma travessia BTT (que denominámos de "Raide") e que ligou, nessas cinco sucessivas edições, a cidade de Setúbal a diferentes locais do Algarve, com escala no final do primeiro dia em Odemira.

Tendo caraterísticas desportivas não era todavia competitiva pois não havia qualquer controlo de tempos. As equipas eram compostas por um mínimo de dois elementos e guiadas por GPS. No primeiro ano terminámos em Albufeira, no segundo e terceiro anos em Querença, Loulé, no quarto em Vilamoura e no quinto em Vila do Bispo.

Tendo terminado oficialmente no ano de 2010 e, após um interregno em 2011, fiz questão de a continuar em termos particulares em 2012 com duas ligações - uma até Tavira (com um segundo dia bem extenuante - 159 kms., 2.647 m de A+) e outra com um dia extra até Lagos e daí pela ecopista do Algarve até Faro.

Este ano resolvi percorrer de novo regressando ao local de origem, isto é, ao concelho de Albufeira. Já sendo um clássico, uma vez que a cada ano tinham correspondido, pelo menos, duas travessias (a oficial e o reconhecimento prévio) deu para constatar que tudo se mantém intacto, por um lado, e que apesar da altimetria nada ter de extraordinário, o grau de dificuldade é elevado em virtude da grande quilometragem, sobretudo no primeiro dia com a ligação a Odemira a aproximar-se dos 140 kms., por outro lado.

Acresce ainda que o condicionamento físico, nos últimos tempos, tinha-se contido por quilometragens mais reduzidas. Mas, com maior ou menor dificuldade, a travessia fez-se pela espetacular ruralidade do sul de Portugal com destaque para um Algarve genuíno que pode ser encontrado ainda na serra e no barrocal.

No final um banho de mar marcou oficialmente o final da travessia até 2015, pelo menos.


Sem comentários: