terça-feira, 6 de maio de 2014

VIA VERDE "LOS MOLINOS DE AGUA"


Há poucos dias foi tempo de rumar a Huelva, Andaluzia para realizar a Via Verde de Molinos de Agua.
Tinha alguma expetativa sobre a mesma. A visualização do documentário "Vive la Via" dedicado a este percurso tinham aguçado o apetite ainda que relatos lidos davam conta de alguma degradação do traçado que é real mas que não impede o passo. Ainda assim as máquinas de BTT são as mais adequadas a algumas zonas onde a degradação se faz sentir mais.
Esta Vía Verde de Molinos de Agua percorre a antiga ferrovia mineira que ligava entre 1870 e 1969 as minas de Buitron ao caís de San Juan del Puerto, local onde a via começa.
Como todas as estruturas com estas caraterísticas apresenta uma pendente suave ainda que se tenha de subir nos 36 kms. do percurso até Valverde del Camino passando por Trigueros y Beas.
O traço mais curioso é que o percurso permite desfrutar de uma diversidade de paisagens: planícies cerealíferas ao bom estilo alentejano (até Trigueros), pinhais e montado de sobro entrando bem por dentro das terras de Andevalo que ligam os planos de Huelva com a fronteira de Portugal, na margem esquerda do Guadiana.
O regresso a fazer-se a uma velocidade estonteante. É que, apesar do vento frontal a ligeira pendente descendente permite os andamentos pesados e é um ápice enquanto de regressa San Juan del Puerto.
No final uma elevada agradabilidade em 54 quilómetros.

Vide Ficha técnica aqui


Sem comentários: