sábado, 21 de março de 2015

LISBOA - MADRID, cap. III, DE BADAJOZ A DON BENITO


Ponte romana de Mérida com a Ponte Lusitania (arq. Calatrava) ao fundo, Foto by Wikipedia

No terceiro dia iniciaremos a atividade em pleno reino de Espanha. Será útil e justo de referir que os dois primeiros dias, ou seja, a ligação entre Lisboa (Montijo) e Badajoz se baseou numa "versão expresso" do traçado da "Ecovia" reconhecida brilhantemente pelo Paulo Guerra Santos e por nós já percorrida em tempos. Todavia, em lugar de 334 ficaremos por uns resumidos 240 kms. e encurtando a distância até Badajoz.

Esta terceira etapa unirá a cidade mais populosa da Extremadura a Don Benito numa extensão de 114 kms. para uma altimetria positiva de 900 m. Decorrerá integralmente pela região de Extremadura e pela província de Badajoz seguindo fundamentalmente pelo vale do Guadiana com passagem (e paragem, por supuesto) obrigatória pela antiga capital da Lusitânia e atual capital da Comunidad Extremadura - Mérida.

A saída faz-se com caminhos secundaríssmos por forma a mitigar o intenso trânsito suburbano utilizando, a dada altura, caminhos de terra batida (camino viejo) até Talavera la Real (não confundir com a cidade de Talavera de la Reina, Castilla la Mancha, que franquearemos no final da quinta etapa). Aqui será tempo de acompanhar o magnífico e deserto asfalto que ladeia o canal até Lobon e daí será a primeira visão da água antes de alcançarmos de novo o Guadiana em Mérida.

O cruzamento da enorme ponte romana será, por certo, o prelúdio de uma visita gloriosa a Mérida continuada com a passagem pelo Alcazar, a Plaza de España, o Templo de Diana, o Pórtico do Forum, o magnífico Museu Romano, e zona monumental com os incríveis Teatro e Anfiteatro. Certamente inesquecível ou não fosse Mérida mais um elemento da lista do World Heritage da UNESCO.

Mas apesar do encanto não poderemos deixar de levar em linha de conta que pouco passámos de metade da incursão e que é necessário seguir, em bom ritmo, para lá de Mérida, pelo caminho que se nomeia bizarramente de Salesianos Bodegones e durante alguns quilómetros até Valverde de Mérida e daí sempre ao longo da Quebrada de San Julian e do Guadiana até Medellin e Don Benito.

Sem comentários: