quinta-feira, 19 de março de 2015

LISBOA - MADRID - cap. II - DE MORA A BADAJOZ


O segundo dia unirá Mora a Badajoz numa quilometragem, curiosamente, idêntica à anterior, ou seja 120 kms. e numa altimetria positiva de 1078 m. O início é em pleno Alentejo e passaremos do distrito de Évora ao de Portalegre e depois à Extremadura espanhola. 

A saída de Mora é feita pela ecopista do antigo ramal ferroviário que ligava esta povoação a Évora e que será abandonada poucos quilómetros volvidos para se descer ao Parque Ecológico do Gameiro e ao famoso fluviário onde rapidamente se subirá até Cabeção sem que, porém, se entre na localidade, passando ao distrito de Portalegre e seguindo em direção à Barragem do Maranhão e daí a Casa Branca, Cano e Sousel onde certamente uma pausa será já merecida.

Tempo de seguir para nascente pela deserta N372 em direção à antiquíssima Veiros, no limite norte do concelho de Estremoz, fundada sobre um antigo castro e de que, o atual castelo, constitui ainda vestígio. A N372 e a direção nascente, de resto, continuará a guiar-nos passando, de novo ao distrito de Portalegre e ao concelho de Monforte onde aportaremos a Santo Aleixo e ao concelho de Elvas por Vila Fernando e iniciando uma fase descendente até Elvas.

Nesta cidade teremos, provavelmente, a "pièce de résistance" do dia - o périplo pelas Muralhas de Elvas que são "apenas" as maiores fortificações abaluartadas do mundo circunstância que lhes conferiu, muito justamente, a distinção de "World Heritage" por parte da UNESCO em 2012.

Será tempo de rumar ao final da etapa cruzando a raia pela ponte do rio Caia e se entrar na Extremadura e na cidade de Badajoz cujo "casco antiguo" -mormente as Plazas Alta e de España, serão palmilhados detalhadamente antes do merecido descanso.

Sem comentários: